Depois de 10 horas de buscas intensas, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) encontrou, na noite deste domingo (19), os corpos de Jeferson Araújo Pereira, 32 anos, e de sua filha, Ester Amorim, 8 anos. As vítimas estavam soterradas entre os escombros da casa onde moravam, no beco Macapá, bairro Redenção, zona Centro-Oeste de Manaus. O deslizamento de terra, que atingiu duas residências, ocorreu após uma forte chuva que atingiu a capital amazonense.
De acordo com o CBMAM, as buscas começaram por volta das 11h20 e mobilizaram 58 bombeiros, além de equipes da Defesa Civil, Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Três pessoas foram resgatadas com vida e encaminhadas para unidades hospitalares de Manaus: Matheus Oliveira Amorim, 16; Juliane Amorim, 27; e Alycy Vitória Ponte, 13.
A Prefeitura de Manaus decretou luto oficial de dois dias em solidariedade às famílias das vítimas. O prefeito David Almeida manifestou profundo pesar pelas mortes de Jeferson e Ester, destacando o apoio da administração municipal às famílias afetadas pela tragédia.
“Com imensa tristeza, manifesto minha solidariedade às famílias de Jeferson Araújo Pereira e da pequena Ester Amorim, que perderam suas vidas de forma trágica. Neste momento de dor, direciono minhas orações e sentimentos aos familiares e amigos, desejando que Deus conforte seus corações”, afirmou o prefeito.
Equipes da Prefeitura de Manaus seguem no local prestando assistência às vítimas. Segundo estudos preliminares da Defesa Civil, a causa do deslizamento pode estar relacionada a uma ligação clandestina de tubulação de água, que teria provocado infiltrações e sobrecarregado a encosta, agravadas pelas chuvas intensas registradas na cidade.
A Defesa Civil está elaborando um laudo técnico para determinar as causas exatas do acidente e avaliar os riscos na região, buscando medidas preventivas para evitar novas ocorrências.