Phil Limma/Semcom

A Prefeitura de Manaus, em ação integrada de secretarias municipais, prestou assistência aos 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos que desembarcaram na capital amazonense, na sexta-feira, 24/1. Os passageiros receberam colchões e colchonetes, travesseiros, água potável e itens de higiene pessoal.

Nas primeiras horas de sábado, 25/1, as equipes das secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e do Fundo Manaus Solidária estiveram no aeroporto internacional Eduardo Gomes para a ajuda humanitária aos deportados, que precisaram desembarcar em Manaus após ter o voo cancelado para Belo Horizonte (MG) devido a problemas técnicos na aeronave.

“Assim que tivemos notícia do ocorrido, o prefeito David Almeida pediu que oferecêssemos ajuda à Polícia Federal, uma vez que temos uma parceria, e aos brasileiros. Então, as secretarias, de forma integrada, estão aqui, no aeroporto, ajudando no que for possível até que possam seguir para Belo Horizonte”, disse o secretário da Semseg, Alberto de Siqueira Neto.

O presidente do Fundo Manaus Solidária, Emerson Castro, também destacou a importância da ação voltada aos deportados, em Manaus. “Por determinação do prefeito, estamos doando 80 colchões e colchonetes, água e materiais de higiene, como sabonetes, para que eles possam ter uma melhor acolhida na cidade e, depois, seguirem para o destino final da viagem”, mencionou.

O chefe da Polícia Federal no aeroporto, Júlio César Queiroz, explicou que não estava previsto o desembarque dos passageiros na capital amazonense. “Foi um pouso técnico para reabastecimento, mas por problemas na aeronave gerou um princípio de tumulto. Mulheres, crianças e idosos, pessoas em vulnerabilidade, tiveram de desembarcar para que prestássemos toda a ajuda. Estão bem alojados em uma sala do aeroporto até que uma outra aeronave possa seguir com eles até o aeroporto de Belo Horizonte, em Confins. O voo está previsto para as 16h deste sábado”, explicou.

Artigo anteriorAmazonas se destaca como um dos Estados líderes na execução dos recursos da Lei Paulo Gustavo
Próximo artigoInscrições para 2ª edição do projeto ‘Aldeia Cultural’ encerram neste domingo, 26/1