Foto: Acervo GMF/TJAM

O estado do Amazonas deve contar, ainda neste semestre, com uma ferramenta tecnológica que vai permitir ao Poder Judiciário e à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, o acesso, em tempo real, às informações relativas à movimentação de pessoas privadas de liberdade.

O sistema possibilitará a unificação de dados, contribuirá com o monitoramento dos que cumprem pena e auxiliará a gestão penitenciária no Amazonas.

A criação da ferramenta tecnológica no formato de painel Business Intelligence (BI) – já utilizado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) para outros fins – foi discutida em reunião realizada na última semana por representantes da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM), do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF/TJAM) e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

Participaram da reunião, na qual foi discutida a implementação do recurso tecnológico, o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, Yuri Caminha Jorge; a juíza coordenadora do GMF/TJAM, Ana Paula de Medeiros Braga Bussulo; o gerente de Estatística e o chefe de Tecnologia da Informação da Seap, respectivamente, Micael Assunção e Marcus Prado e demais profissionais.

Conforme citado durante a reunião, no interior do Amazonas, por iniciativa do GMF/TJAM, as informações sobre a movimentação das pessoas privadas de liberdade já vêm sendo registradas mensalmente por meio de um procedimento interno, o qual será reforçado com a implantação do painel de BI.

Na capital, sistemas informatizados providenciados pelas unidades cogestoras da administração penitenciária também vêm realizando o mesmo procedimento, que será aprimorado com a nova tecnologia.

Durante a reunião, um cronograma de atividades foi definido com atribuições para que os órgãos envolvidos na criação do painel trabalhem no sentido de: unificar informações, atualizar dados (já computados), providenciar a unificação dos sistemas já existentes e promover outras diligências. Este trabalho prévio, conforme mencionado na reunião, possibilitará uma maior efetividade do painel de BI.

Realizada no Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, em Manaus, a reunião de trabalho contou com a participação, também, da secretária do GMF/TJAM, Fernanda Calegare; dos servidores da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas: Eisner Cunha, Roberto Brito Neto e Gabriel Mar; do servidor do TJAM e colaborador do GMF/TJAM, Adriel Sarkis e dos representantes dos setores de Tecnologia da Informação das empresas cogestoras da administração penitenciária, Gustavo Bruno e Nailson Menezes.

Artigo anteriorGalo de Manaus já tem data marcada para sua edição de 2025
Próximo artigoPrefeitura de Manaus prorroga matrículas para Educação de Jovens e Adultos até março