A prefeita de Manacapuru, Valciléia Flores Maciel, nomeou Romualdo Figueiredo Ramos, denunciado pelo Ministério Público do Amazonas (MPEAM) por assédio sexual, para compor o quadro de primeiro escalão do município na função de secretário da Produção Rural.
O denunciado foi nomeado conforme publicação no Diário Oficial dos Municípios e confirmado no Decreto Nº 142 do dia 02 deste mês de janeiro.
Conforme denúncia proposta pela promotora Tânia Maria de Azevedo Feitosa à 1ª Vara da Comarca de Manacapuru, no dia 02 e fevereiro de 2024, Romualdo Figueiredo, então secretário da Sempra, no dia 29 de junho de 2022, teria constrangido a sua secretária, B.T.L, com intuito de obter favorecimento sexual.
Segundo informações obtidas dos autos do inquérito policial, instaurado para apurar os fatos narrados pela vítima, Romualdo teria declarado à ela, na sua sala de trabalho, que a desejava e que só teria lhe convidado para trabalhar na prefeitura para ficar próximo dela.
No auge de seus devaneios pegajosos, machistas, abusivos e odiosos, conforme pode ser comprovado no documento abaixo, ele teria declarado à B que a desejava há muito tempo, que todos os secretários do município pegam as suas funcionárias, e concluiu com a seguinte indagação: “por que eu não posso”?
De acordo com o inquérito policial, antes que B pudesse escapulir das garras do libertino secretário da prefeitura de Manacapuru, ela foi covardemente comprida contra a parede com a força brutal para que não deixasse o gabinete da Sempra.
Babando de ódio como uma besta humana por não ter realizado as suas taras e cobiças sexuais com uma indefesa funcionária, que só desejava trabalhar para garantir a própria sobrevivência, o sedutor de meia tigela, mandou recado para ela por meio de Clícia de Araújo, no dia 04 de julho de 2022, advertindo-a de que não adiantava fazer Boletim de Ocorrência (BO) e amanhecer morto.