A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (3) aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa para a Presidência da República em 2026. O levantamento mostra que Lula tem 30% das intenções de voto no primeiro turno, à frente do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que registra 13%, do cantor Gusttavo Lima, com 12%, e do empresário Pablo Marçal (PRTB), que soma 11%.
O estudo testou quatro cenários para o primeiro turno e seis para o segundo, reforçando a vantagem do atual presidente sobre seus possíveis adversários. No segundo turno, o nome com menor desvantagem em relação a Lula é o cantor Gusttavo Lima, que aparece com 35% contra 41% do petista, uma diferença de seis pontos percentuais. Nos demais cenários, Lula venceria Tarcísio de Freitas (43% a 34%), Eduardo Bolsonaro (44% a 34%) e Pablo Marçal (44% a 34%).
Contra governadores, Lula amplia vantagem. Em uma disputa contra Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, o petista venceria por 45% a 28%. Já contra Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás, Lula teria 45% contra 26% de seu oponente.
Indefinição e rejeição entre eleitores
A pesquisa revela que, em todos os cenários analisados, cerca de 20% dos eleitores afirmam que votariam em branco, nulo ou se absteriam. Outros 3% a 4% se dizem indecisos. No levantamento espontâneo, onde não são apresentados nomes de candidatos, 78% dos entrevistados afirmaram estar indecisos. Entre os que declararam um nome, Lula e Jair Bolsonaro (inelegível até 2030 pela Justiça Eleitoral) aparecem empatados com 9%, enquanto Gusttavo Lima tem 1%.
O levantamento também mediu o grau de conhecimento e rejeição de algumas figuras públicas. Lula é conhecido por praticamente todos os entrevistados e tem um índice equilibrado entre os eleitores que votariam nele (47%) e aqueles que não votariam (49%). Jair Bolsonaro, por sua vez, possui maior rejeição: 53% afirmam que não votariam nele, contra 41% que o apoiariam.
Outras personalidades avaliadas foram Michelle Bolsonaro, Gusttavo Lima, Fernando Haddad (ministro da Fazenda) e Ratinho Júnior (governador do Paraná). Michelle Bolsonaro e Gusttavo Lima têm rejeição em torno de 50%, enquanto Haddad e Eduardo Bolsonaro aparecem como os mais rejeitados, com índices de 56% e 55%, respectivamente.
Cenários de primeiro turno
Nos cenários simulados para o primeiro turno, Lula tem entre 28% e 33% das intenções de voto, a depender dos adversários. Quando Tarcísio de Freitas não é incluído na disputa, Gusttavo Lima chega a 18% das intenções, tornando-se o principal adversário do presidente. Os demais candidatos, incluindo Eduardo Bolsonaro, Pablo Marçal e Ciro Gomes (PDT), oscilam entre 9% e 18%.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa Genial/Quaest entrevistou presencialmente 4,5 mil brasileiros com 16 anos ou mais, em todos os estados do país, entre os dias 23 e 26 de janeiro. A margem de erro do levantamento é de um ponto percentual para mais ou para menos. O estudo foi financiado pela Genial Investimentos, empresa do setor financeiro controlada pelo Banco Genial.
Confira os Números