Foto: Ney Xavier

Em seu primeiro pronunciamento no plenário Ruy Araújo nesta terça-feira (4/2) o deputado Adjuto Afonso (União Brasil) repercutiu o feito histórico alcançado pela Escola Estadual Jacinto Ale, do município de Boca do Acre (a 1.404 km de Manaus). A instituição alcançou a impressionante média de 8,7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no segundo semestre de 2024. O resultado representa a maior nota entre todos os estabelecimentos de ensino, até o 5º ano do Ensino Fundamental, do Amazonas.

Este desempenho excepcional superou, não apenas a meta estabelecida internamente, mas também ultrapassou as médias municipal, estadual e federal.

Além do pronunciamento, o parlamentar anunciou que apresentou requerimento de parabenização à coordenadora regional de educação de Boca do Acre, Ana Angélica Simão, e a toda a equipe de educação da Escola Estadual Jacinto Ale, em nome da gestora Ana Catarina Almeida.

“É muito importante que a gente faça esse registro, para que os professores e a coordenadora de ensino [Ana Angélica Simão], lá de Boca do Acre, se sintam cada vez mais interessadas e que possa ajudar com a educação no município e, consequentemente, no Estado. Temos muita dificuldade, não só aqui no Amazonas, mas em todo o país, em relação à educação. E na hora que nós temos um feito como esse, que é a melhoria no IDEB, nós temos que fazer esse registro”, defendeu o parlamentar.

Destaque na Olimpíada de Matemática

Ainda durante seu pronunciamento, o deputado também destacou o resultado positivo obtido pelo Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Elias Mendes da Silva, também de Boca do Acre, que premiou alunos com medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2024 (OBMEP). Os destaques foram os estudantes Luccas de Souza Mendes e Gabriel Pereira Avilar, condecorados com as medalhas de Ouro (regional) e Prata (nacional) na competição.

“Que isso sirva de exemplo para que outros alunos possam alcançar essas notas máximas, e que possam disputar em todo o país”, finalizou o deputado.

Além de Luccas e Gabriel, os estudantes Isaque Fernandes dos Santos e Ycaro Levi de Almeida Brito, também do CETI Elias Mendes da Silva, foram agraciados com medalhas de Bronze.

Artigo anteriorPalmeiras e Flamengo conhecem rivais na Libertadores sub-20
Próximo artigoGaza: Hamas anuncia início das negociações de 2ª fase do cessar-fogo