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O Banco do Brasil terá de devolver R$ 20,6 milhões a clientes por causa de cobranças indevidas sobre operações que envolvem cheque especial e cartões de crédito e débito.

O termo de compromisso da instituição financeira foi firmado com o Banco Central (BC) na última segunda-feira (3/2).

Pelo acordo, o Banco do Brasil devolverá R$ 14,1 milhões por ter cobrado indevidamente tarifas de fornecimento de segunda via de cartão.

Entre 2013 e 2024, foram prejudicados, nesse caso específico, mais de 1,5 milhão de clientes.

Também serão restituídos R$ 6,5 milhões após cobranças de taxa de juros superior ao limite máximo de 8% nas operações de cheque especial para microempreendedores individuais (MEIs), atingindo 15,4 mil clientes entre 2020 e 2022.

O que diz o Banco do Brasil

Por meio de nota, o Banco do Brasil disse ter “compromisso de atendimento de excelência a seus clientes” e informou que “as questões já foram devidamente solucionadas”.

“O BB destaca que detém a melhor posição no ranking Bacen, entre as maiores instituições financeiras do país, há dez trimestres consecutivos, sendo, portanto, o banco menos reclamado dentre todos os grandes bancos”, diz o texto.

Caso não consiga reembolsar os clientes prejudicados em um prazo máximo de 12 meses, o Banco do Brasil terá de pagar ao BC o equivalente ao saldo remanescente dos valores devidos. Com Metrópoles.

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