A recondução do deputado Adolfo Menezes ao cargo violou entendimento do STF sobre o tema diz a decisão

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que a eleição para a Mesa Diretora das Casas Legislativas estaduais e municipais deve respeitar um limite de uma reeleição ou recondução consecutiva para o mesmo cargo. O entendimento é do ministro Gilmar Mendes que determinou nesta segunda-feira (10/2) o afastamento do deputado estadual Adolfo Menezes do cargo de presidente da Assembleia Legislativa da Bahia.

Em sua decisão, Gilmar Mendes afirmou que a reeleição sucessiva de Menezes ao comando da Assembleia baiana contraria o entendimento do STF, consolidado nos julgamentos das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 6688, 6698, 6714 e 7016.

“A mim me parece que a reeleição sucessiva de Adolfo Menezes ao cargo de Presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia ao terceiro biênio consecutivo ofende o entendimento estabelecido”, destacou o ministro.

Essa decisão reforça a jurisprudência do STF sobre o tema e pode influenciar futuras discussões sobre o limite da reeleição em outras Casas Legislativas.

Confira Decisão

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab
Artigo anteriorFamília de pescador denuncia descaso do Ibama ao não fornecer informações sobre onça-pintada entregue voluntariamente
Próximo artigoCientistas acreditam ter descoberto a verdadeira causa do Alzheimer