Foto: Herick Pereira

Pleito sempre presente na atuação parlamentar do deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a Segurança Pública do Estado ganhará reforço a partir da convocação de 1.073 novos agentes. Os novos profissionais irão compor os quadros da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), das Polícias Civil e Militar (PC) e (PM), Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima (UB), nesta quarta-feira (12/2).

“São 1.073 homens e mulheres que vão compor a segurança em todo o Estado do Amazonas. Isso é um avanço importante. Parabenizo o governador Wilson Lima e todos os deputados estaduais da Assembleia Legislativa, que tiveram um papel fundamental na interlocução para que isso acontecesse e essa convocação saísse do papel. A Assembleia sempre esteve buscando soluções nesse sentido. Há mais de 10 anos não se realizava concurso para as Forças de Segurança no Amazonas e, até agora, 2,7 mil novos agentes foram convocados para trabalhar. Quem ganha com isso é o nosso povo”, declarou o deputado presidente.

Cidade lembrou, ainda, da aprovação da lei, em 2021, que alterou as regras para ingresso na Polícia Militar – entre elas a que ampliou a idade máxima de ingresso na corporação de 28 para 35 anos e o percentual mínimo de 10% das vagas destinados às mulheres. “Com isso, possibilitamos que o Governo do Estado lançasse o edital e realizasse o concurso preenchendo uma lacuna de mais de dez anos de espera”, destacou.

Os convocados serão designados como agentes administrativos, escrivães, delegados, investigadores, peritos, alunos bombeiros e alunos oficiais PMs. Após apresentação da documentação necessária e dos exames obrigatórios, os concursados passarão a ser efetivados. A previsão é que isso ocorra a partir do mês de março.

De acordo com o governador, os bombeiros convocados já começam a se preparar para o período de estiagem. “Temos ampliado a nossa estrutura como um todo, tanto na capital quanto no interior do Estado. Isso é importante na agilidade dos serviços e na pronta-resposta. Temos aumentado o efetivo de agentes de segurança no interior do Estado e já estamos nos preparando para a estiagem deste ano”, afirmou Wilson Lima.

Conforme Lima, com o anúncio desta quarta-feira, chega-se ao total de 2,7 mil aprovados convocados nos últimos anos, de um total de 2,4 mil vagas previstas inicialmente. Durante o anúncio, o governador destacou ainda outros investimentos realizados pelo Governo do Estado, como o Sistema Paredão, a construção do novo Batalhão da Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), a entrega de 200 viaturas, 10 mil novos equipamentos, incluindo armamentos e munições não letais, o programa RecuperaFone, as duas bases fluviais, as lanchas blindadas, entre outros.

Além do deputado presidente, participaram da coletiva realizada na sede do Governo do Amazonas, na avenida Brasil, bairro Compensa, zona Oeste de Manaus, os deputados estaduais Felipe Souza (PRD), Delegado Péricles (PL) e Comandante Dan (Podemos).

Artigo anteriorBotafogo: Por soco e dente perdido, Barboza não acionará a polícia
Próximo artigoAssembleia Legislativa do Amazonas registra grande volume de Projetos de Leis apresentados