A deputada federal Dayany Bittencourt (União/CE) formalizou, nesta segunda-feira (24), um pedido ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para a transferência do filhote de onça-pintada “Golias” ao Instituto Onça-Pintada (IOP), localizado em Mineiros, Goiás. O ofício foi encaminhado ao presidente do órgão, Rodrigo Antonio de Agostinho Mendonça, solicitando esclarecimentos sobre a situação do animal e propondo a realocação para um centro de referência na reabilitação e conservação de onças-pintadas.

O filhote de onça foi entregue ao Ibama em Santo Antônio do Içá, no interior do Amazonas, onde era mantido como animal de estimação pela família do pescador Jobson Góes, e posteriormente levado para Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Manaus após passar por uma viagem polêmica.

Segundo informações divulgadas pela mídia, o transporte envolveu uma viagem de lancha até Tefé, onde equipes do IBAMA e do Instituto Mamirauá assumiram a transferência do animal para a capital amazonense em um voo da FAB.

Instituto Onça-Pintada como destino ideal

A deputada argumenta que o IOP possui infraestrutura especializada e reconhecimento nacional e internacional no trabalho de conservação e reabilitação de onças-pintadas, o que garantiria um ambiente mais adequado para o desenvolvimento saudável do filhote. Além disso, a instituição oferece suporte técnico para uma futura reintegração do animal ao seu habitat natural, caso seja possível.

“Meu mandato tem como uma de suas prioridades a defesa dos animais e a promoção de políticas públicas que garantam seu bem-estar e proteção. Acredito que a transferência da onça ‘Golias’ para o Instituto Onça-Pintada seria a medida mais adequada para garantir seu desenvolvimento saudável e sua eventual reintegração à natureza”, destacou a deputada no ofício.

Aguardando resposta do IBAMA

A parlamentar também solicitou ao IBAMA esclarecimentos sobre as atuais condições da onça-pintada, bem como os planos futuros do órgão para o manejo do animal. No documento, Dayany Bittencourt se colocou à disposição para colaborar com as ações necessárias para viabilizar a transferência.

Agora, aguarda-se um posicionamento oficial do IBAMA sobre a solicitação e os próximos passos em relação ao destino do filhote.

Ofício

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Artigo anteriorFintechs do PCC: chefe do MPSP cobra fiscalização para coibir lavagem
Próximo artigoAdolescentes da Jovens Embaixadores são destaque na Taça Amazonas, fechando categoria infanto-juvenil meio pesado