Levantamento divulgado nesta quarta-feira (28/05) pelo Instituto Paraná Pesquisas revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria derrotado no estado do Rio de Janeiro em um eventual segundo turno das eleições presidenciais de 2026 tanto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) quanto pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). A pesquisa ouviu 1.680 eleitores fluminenses entre os dias 19 e 23 de maio e tem margem de erro de 2,4 pontos percentuais.

No cenário de confronto direto entre Lula e Jair Bolsonaro, o ex-presidente aparece com 48,6% das intenções de voto, contra 37,1% do atual chefe do Executivo federal. Já em um eventual segundo turno entre Lula e Michelle Bolsonaro, a ex-primeira-dama teria 46,3%, enquanto Lula alcançaria 38,6%.

Outros cenários testados

O estudo também simulou cenários com outros nomes da direita. Em um eventual embate com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula teria 38,7% contra 37,3% do paulista, configurando empate técnico. Já com Ciro Gomes (PDT), Lula venceria com 33,3% ante 17,8% do pedetista.

Em cenários de primeiro turno com candidaturas múltiplas, Bolsonaro lidera com 41,8%, seguido por Lula com 31,4%. Michelle Bolsonaro, quando testada como candidata principal, também supera Lula: 33,6% a 32,8%.

Avaliação do governo

A pesquisa também avaliou o desempenho do governo federal no estado. Segundo os dados, 59,9% dos entrevistados disseram desaprovar a gestão de Lula, enquanto 37,3% afirmaram aprovar. Quando questionados sobre a classificação da administração, 43,1% consideraram péssima e apenas 7,9% a definiram como ótima.

Em relação ao mês anterior, houve ligeira oscilação positiva: em abril, a aprovação era de 36,7%. Apesar disso, a rejeição segue elevada, acima dos 59%.

Perfil da amostra

A pesquisa foi realizada com amostragem proporcional por gênero, faixa etária, escolaridade e nível econômico em 58 municípios do estado do Rio de Janeiro. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Confira 

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab
Artigo anteriorPrefeitura de Manaus promove ação sobre educação de trânsito em empresa de ônibus
Próximo artigoFiscalização da “Academia Segura” resulta em interdição de academia na capital