Foto: Assessoria de Comunicação

O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) iniciou neste sábado (12/7) viagem inédita pelo Rio Solimões. A jornada começa em Tabatinga (distante a 1.111 quilômetros de Manaus), e termina em Iranduba (22 quilômetros), no dia 3 de agosto.

O objetivo da viagem é prestar contas do mandato aos cidadãos do interior e colher subsídios para elaboração de Projetos de Lei e requerimentos indicativos.

O parlamentar lembrou que em 2025, percorreu 87% dos municípios do interior. E nos anos anteriores, esteve mais de uma vez em 100% deles.

“Não acredito em mandato sem proximidade com a realidade do nosso povo. Esta viagem tem um significado especial: percorrerei com calma toda a calha do Solimões, visitando 21 municípios e chegando às comunidades rurais. Isso faz toda a diferença: alcançar o cidadão mais isolado, que talvez nunca tenha sido ouvido por um deputado estadual. Quero prestar contas do que realizei em dois anos e meio de mandato e escutar os anseios da população. Dessa experiência nascerão novas bandeiras de luta, projetos de lei e o fortalecimento de algumas convicções”, afirmou o parlamentar, que cumpre seu primeiro mandato eletivo.

Serão visitados, nesta ordem: Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Jutaí, Fonte Boa, Uarini, Alvarães, Tefé, Coari, Codajás, Anori, Beruri, Anamã, Caapiranga, Manaquiri, Manacapuru e Iranduba.

O deputado será acompanhado por especialistas da Comissão de Segurança Pública, Acesso à Justiça e Defesa Social da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Em cada cidade, visitará portos, delegacias, quartéis, batalhões do Corpo de Bombeiros e brigadas locais. Também realizará reuniões com pescadores, pequenos produtores e lideranças políticas e comunitárias.

Tabatinga 

A chegada a Tabatinga foi marcada por uma cerimônia na Câmara Municipal, onde o parlamentar recebeu o Título de Cidadão Tabatinguense, em reconhecimento aos serviços prestados ao município.

Na sua atuação, tanto na Aleam quanto junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e às comissões correlatas no Congresso Nacional, Comandante Dan defende que a segurança pública do Amazonas dependa diretamente do controle da faixa de fronteira internacional, especialmente na tríplice fronteira.

O parlamentar solicitou ao MJSP e à Polícia Federal (PF), que a sede do Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI), inaugurado em junho de 2025, fosse instalada em Tabatinga.

Outro pleito, atualmente em fase de implementação, é a criação do Centro Integrado de Coordenação de Operações na Faixa de Fronteira, também em Tabatinga. O projeto está em tratativas com o secretário nacional de Segurança Pública do MJSP, Mário Sarrubbo.

Em novembro de 2023, Comandante Dan articulou uma audiência entre os prefeitos dos municípios do Alto Solimões e o secretário nacional de Segurança Pública, também em Tabatinga.

O encontro permitiu que as demandas locais fossem apresentadas diretamente ao Ministério, resultando em diversas ações federais na região.

Artigo anteriorNos 35 anos do ECA, Débora Menezes transforma estatuto em ação real no Amazonas
Próximo artigoSine Manaus oferta 346 vagas de emprego nesta segunda- feira , 14 /7