Isabelle Nogueira faz apelo nas redes sociais contra a aprovação do PL 2.159/2021, conhecido como "PL da Devastação", e defende o veto presidencial para proteger a Amazônia

A ex-BBB e cunhã-poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira, usou suas redes sociais nesta quinta-feira (17) para se posicionar contra a aprovação do Projeto de Lei 2.159/2021, que trata da nova Lei Geral de Licenciamento Ambiental. O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados durante a madrugada e agora segue para sanção presidencial.

Isabelle, que ganhou projeção nacional após sua participação no Big Brother Brasil e é reconhecida por sua forte ligação com a cultura amazônica, classificou a proposta como o “PL da Devastação”. Em vídeo publicado nos stories e em postagens no Twitter, ela criticou duramente o conteúdo da medida.

“Aproveitar aqui esse sol, essa boa energia, pra gente falar de um assunto que precisa muito da nossa atenção. (…) A Câmara dos Deputados aprovou o projeto conhecido como PL da Devastação, que enfraquece significativamente as leis ambientais brasileiras”, afirmou.

Ela destacou que a nova legislação facilita a liberação de empreendimentos, como os do agronegócio, sem a exigência de estudos técnicos mais rigorosos, o que, segundo ela, aumenta os riscos de desmatamento, tragédias ambientais e ameaça a vida de povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos.

O texto aprovado prevê a criação de licenças específicas para projetos estratégicos e a possibilidade de adesão a licenças por compromisso, em processos considerados simplificados.

Isabelle também fez um apelo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para que vete integralmente o projeto: “O projeto agora aguarda a decisão do presidente e há um apelo para que ele vete totalmente a medida, a fim de proteger a floresta, a biodiversidade e o futuro, meu povo, das próximas gerações”, declarou.

Artigo anteriorIpaam aplica mais de R$ 100 mil em multas durante a 7ª fase da Operação Região Metropolitana
Próximo artigoFundador da facção TCP no Acre, “Arrascaeta” é preso no Rio de Janeiro