
Fragmentos de cerâmica, vidro, louça, moedas e até peças de ferro dos séculos XVIII e XIX foram encontrados durante as obras de revitalização da Praça da Bandeira, no centro histórico de Belém.
A escavação faz parte da preparação do espaço que receberá a instalação artística Freezone Cultural Action, uma das atrações previstas para a Conferência do Clima da ONU, a COP30, que ocorre em novembro de 2025.
A escavação final desta etapa ocorreu na sexta-feira (1º), conduzido por uma equipe especializada da Amazônia Arqueologia, o trabalho revelou, já nos primeiros 50 centímetros de profundidade, evidências importantes da história urbana da capital paraense.
Segundo os arqueólogos, os itens coletados ajudam a reconstruir um panorama de ocupação e uso da área ao longo dos séculos. Entre os achados estão fragmentos de cerâmica artesanal, utensílios domésticos europeus, garrafas de vidro e moedas de ferro.
Desde o início das escavações, iniciadas em 23 de julho, já foram catalogados mais de 140 fragmentos arqueológicos.
A obra integra o projeto Freezone Cultural Action, que ocupará o espaço com uma instalação artística interativa durante a COP30.
A iniciativa é organizada pelo Instituto Cultural Artô, em parceria com o Comando Militar do Norte e a Prefeitura de Belém, com apoio técnico da Arruda Arquitetura e Restauro.
A Freezone é um dos principais projetos culturais da COP30, pensada como um espaço de ocupação simbólica e criativa, onde arte, ciência e ativismo se encontram para discutir o futuro do planeta.
A proposta prevê instalações em locais estratégicos da cidade, com foco em temas como justiça climática, cultura decolonial e direitos dos povos da floresta.
Apesar do fim das escavações de campo, o processo de análise dos materiais segue em andamento, junto com ações de educação patrimonial promovidas pelos responsáveis.
O objetivo, segundo a organização, é garantir que o legado histórico encontrado na Praça da Bandeira seja incorporado de forma sensível e educativa à experiência do público durante a conferência.
COP na Amazônia
O evento será realizado em Belém entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025 e deve reunir líderes de mais de 190 países para discutir medidas de combate às mudanças climáticas. Ao todo, mais de 30 obras estruturantes estão em andamento na cidade, com investimentos que superam R$ 7 bilhões.
A Freezone faz parte do conjunto de ações culturais e simbólicas que pretendem conectar o evento internacional às raízes amazônicas.
Com informações de CNN Brasil.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp! Fique por dentro das últimas notícias do Amazonas e do Brasil em tempo real.










