Com o início do verão amazônico, as obras de infraestrutura na rodovia BR-319 (Manaus–Porto Velho) ganham novo ritmo. Nesta quarta-feira (6/8), engenheiros do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizaram uma vistoria técnica nos trechos em intervenção, incluindo a construção de duas pontes e a pavimentação de 20 quilômetros da estrada. 

No km 23, no município de Careiro da Várzea, a nova ponte sobre o rio Curuçá já está 75% executada. A estrutura terá 150 metros de comprimento — 60 metros a mais do que a anterior — e contará com dois tabuleiros já concretados nas margens. A obra, orçada em R$ 28 milhões, tem entrega prevista para setembro.

Logo adiante, no km 24 da BR-319, também em Careiro da Várzea, iniciaram-se as fundações da nova ponte sobre o rio Autaz Mirim. O projeto, com investimento de R$ 30 milhões, prevê uma extensão de 210 metros, superando em 60 metros a ponte anterior.

“A gente está fazendo uma programação para que agora, na época da seca, possamos atuar com dois equipamentos na ponte sobre o Rio Autaz Mirim, fazendo a escavação e a concretagem. A ideia é que, com o rio baixando, a gente consiga dar mais ritmo e faça essa entrega até o final do ano”, explicou o superintendente do DNIT no Amazonas, Orlando Fanaia.

Avanço na pavimentação

Mais ao sul da rodovia, no município de Borba, as obras de asfaltamento entre os quilômetros 198 e 218 seguem em estágio avançado. Após a conclusão da terraplanagem, o trecho recebe agora o chamado “rachão” — uma camada composta por brita, pedras e areia que antecede a aplicação do asfalto. Com orçamento de R$ 145 milhões, a expectativa é concluir esse segmento até 2026.

“Esse ano agora, chegando a nova vazante, a seca, a ideia é a gente vir com a brita graduada, que praticamente já tem cinco quilômetros colocados, até a subbase. Aí vem a brita graduada e, na sequência, já vem colocando o asfalto”, detalhou Fanaia.

Ainda segundo o DNIT, já está em fase final de elaboração o projeto executivo para mais 32 quilômetros de pavimentação, entre os kms 218 e 250 da rodovia. A licitação para contratação da empresa responsável pelas obras deve ser lançada em breve.

“Com isso, a gente quer deixar esse Lote C todo contratado, para que tudo esteja em obra em 2026. Esses primeiros 20 quilômetros já contratados, a gente acredita que somente no ano que vem vamos terminá-lo e, também, iniciar no próximo ano os outros 32 quilômetros”, concluiu o superintendente.

Trecho do meio

Senador Eduardo Braga continua trabalhando intensamente para resolver o impasse do trecho do meio da BR-319. Cerca de 400, entre os municípios de Humaitá e Borba, que apresentam as piores condições de trafegabilidade estão impossibilitados de receber pavimentação por questões junto aos órgãos de licenciamento.

Braga tem se dedicado a encontrar soluções em parceria com os ministérios do Meio Ambiente e de Transporte para destravar as licenças ambientais e assim garantir a pavimentação plena da rodovia que liga os estados do Amazonas, Roraima e Rondônia ao restante do país, beneficiando milhões de brasileiros que vivem na Amazônia ou que transitam pela região.

A rapidez na elaboração de projetos, lançamento de licitações e contratação de empresas para tocar as obras de manutenção da rodovia e construção das pontes é também resultado da atuação do senador Eduardo Braga (MDB-AM) e sua articulação junto ao governo federal, ministérios e ao DNIT.

“No atual governo, estamos conseguindo dialogar e avançar com diversas frentes de obras. Ainda falta resolver o trecho do meio, mas já existe um plano sendo elanorado entre o Ministério dos Transportes e do Meio Ambiente. É assim, com investimentos e muito trabalho podemos dar ao povo amazonense alívio ao circular pela BR-319”, disse Eduardo Braga.

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