Às vésperas do Dia do Cirandeiro, comemorado em 8 de agosto, o deputado estadual Cristiano D’Angelo (MDB) realizou, nesta quinta-feira (07/08), Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) em homenagem às Cirandas de Manacapuru (município localizado a 93 quilômetros de Manaus).

O evento, realizado no plenário Ruy Araújo, contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, além de representantes das principais agremiações culturais da cidade. A cerimônia destacou a importância das cirandas para a identidade cultural de Manacapuru, reconhecida como a “Princesinha do Solimões”.

A mesa de honra foi presidida pelo deputado Cristiano D’Angelo e composta pelo secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Caio André; o secretário municipal de Educação e Cultura de Manacapuru, Adanor Porto; o representante da Defensoria Pública do Estado, Antônio Albuquerque; o ex-prefeito de Manacapuru, Betanael da Silva D’Angelo; o vice-prefeito de Manacapuru, Franz Melendez; o presidente da Associação Folclórica Unidos dos Bairros – Ciranda Tradicional, Magdiel Pinheiro; o presidente do Grêmio Recreativo e Folclórico Flor Matizada, Alexandre Ferreira de Queiroz; e o presidente do Grêmio Recreativo e Folclórico Guerreiros Mura da Liberdade, Renato Teles.

Durante a solenidade, o parlamentar destacou a relevância do Festival de Cirandas para a valorização da cultura amazonense, e lembrou a destinação anual de R$ 1,5 milhão, por meio de emendas parlamentares, para fortalecer as agremiações folclóricas do município.

“Como filho dessa terra, represento e luto pelo progresso de Manacapuru. Destinar recursos às Cirandas é uma forma de reconhecer e preservar a tradição que move o nosso povo. Tenho paixão por nossa história e pela nossa cultura”, afirmou D’Angelo.

O deputado também fez referência à Lei Ordinária nº 6.452/2023, de sua autoria, que reconhece Manacapuru como a Capital Estadual das Cirandas, e ao Projeto de Lei nº 663/2025, em tramitação na Aleam, que propõe a inclusão do Festival de Cirandas no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Amazonas.

O vice-prefeito Franz Melendez agradeceu pela realização da Sessão Especial e ressaltou a importância da homenagem. “Essa solenidade demonstra o quanto Manacapuru cresceu com o incentivo à cultura. Agradeço ao deputado pela iniciativa e pelo compromisso com os cirandeiros”, destacou.

A cerimônia foi marcada por apresentações culturais das três principais cirandas do município: Ciranda Flor Matizada, Guerreiros Mura e Ciranda Tradicional, que encantaram o público presente.

Homenagem

Como forma de reconhecimento, o deputado Cristiano D’Angelo entregou placas de homenagem às agremiações participantes, reafirmando seu compromisso com a valorização e a preservação do patrimônio cultural de Manacapuru.

Ao final da sessão, o parlamentar convidou todos os presentes para prestigiar o Festival de Cirandas, que será realizado no último fim de semana de agosto, no Parque do Ingá.

Promovido pelas agremiações Flor Matizada, Guerreiros Mura e Ciranda Tradicional, o evento é considerado o segundo maior festival folclórico do Amazonas e, neste ano, tem expectativa de atrair mais de 70 mil visitantes.

Artigo anteriorEm defesa dos mais vulneráveis, Roberto Cidade propõe criação do Cadastro Estadual de Pacientes com Doenças Raras no Amazonas
Próximo artigoAdjuto Afonso solicita ação do DNIT para garantir navegabilidade no trecho entre Boca do Acre e Pauini