
No Dia Internacional da Igualdade Feminina, celebrado nesta terça-feira, 26, a trajetória política de Macelly Veras, primeira prefeita do município de Maués, reforça que a igualdade não é apenas um ideal, mas uma realidade construída com coragem, diálogo e compromisso.
De vereadora a prefeita e exemplo de liderança, vencendo todas as formas de preconceito, sua história inspira novas gerações e fortalece o papel das mulheres na política e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Eleita em 2024 com mais de 16 mil votos, Macelly Veras alcançou a maior votação da história da Terra do Guaraná.
Entre 2017 e 2020, atuou como vereadora, destacando-se pela firmeza em defesa das causas sociais. Em 2024, disputou a Prefeitura em um cenário de cinco candidaturas. Com habilidade política, uniu três pré-candidatos em torno de seu projeto, deixando isolada a chapa da situação. Resultado: Macelly entrou para a história como a primeira mulher eleita prefeita de Maués, diplomada em dezembro de 2024 e oficialmente empossada em janeiro de 2025.
No seu discurso de diplomação reforçou seu compromisso de campanha de que a partir de 2025 uma nova história começa a ser escrita em Maués.
Além de primeira prefeita, o executivo municipal reúne mais de dez mulheres à frente de diferentes secretarias, como na pasta da Saúde, Planejamento e Assistência Social.
Em suas redes sociais, Macelly destacou o significado da data: “Liberdade feminina é poder ocupar todos os espaços — do consultório ao cargo de prefeita — com coragem, competência e amor. Quando uma mulher escuta, cuida e transforma, ela prova que liberdade é também ter o direito de liderar com o coração”.
O Dia Internacional da Igualdade Feminina é uma data de reflexão e conquista, que remete à luta histórica das mulheres pelo direito ao voto e pela participação igualitária na sociedade.










