
A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), apreendeu nesta sexta-feira (29/8) 7,4 toneladas de alimentos em condições impróprias para consumo em um comércio localizado na rua Miranda Leão, nº 408, no Centro de Manaus.
Durante a inspeção, os fiscais encontraram 800 caixas de alho triturado, em potes de 2 quilos, com embalagens violadas e alterações de cor e textura, indicando risco de contaminação. O volume corresponde a 6,4 toneladas do produto. Além disso, havia 98 caixas de colorífico (colorau), cada uma com 10 quilos, já com prazo de validade vencido, somando 980 quilos.
De acordo com a diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão, a apreensão é fruto do trabalho contínuo de monitoramento dos estabelecimentos da região central. “Os fiscais da Visa Manaus estão realizando um trabalho expressivo no Centro, como parte dos esforços para ordenar essa área tão importante para a economia, a cultura e o turismo da cidade”, afirmou.
O comércio vistoriado foi interditado e os responsáveis responderão a Processo Administrativo Sanitário (PAS), que pode resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM) — cada uma no valor atual de R$ 145,37 — além de outras penalidades previstas em lei.
Os alimentos recolhidos serão encaminhados para o Aterro de Resíduos Sólidos de Manaus, localizado no km 19 da rodovia AM-010.
Desde o início de agosto, a Visa Manaus já fiscalizou mais de 60 estabelecimentos no Centro, resultando em 44 autuações e três interdições. As ações integram o programa “Mutirão no Bairro”, com foco na segurança sanitária dos alimentos oferecidos à população.
A população pode denunciar irregularidades por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, pelo WhatsApp (92) 98842-8481, das 8h às 13h, ou pelo e-mail [email protected]










