Parintins viveu nesta semana um momento histórico com a aula inaugural do primeiro curso de Medicina oferecido no município, pela Faculdade Santa Teresa (FST), que integra o grupo educacional Fametro. O início das atividades acadêmicas foi celebrado com a presença de autoridades locais e grande participação da comunidade, marcando um passo importante para a educação e a saúde no Baixo Amazonas.

Na sexta-feira (29), a reitora do grupo e mantenedora da Santa Teresa, Maria do Carmo Seffair, destacou a relevância da conquista. “Meu coração é só alegria e gratidão por saber que estamos realizando o sonho de tanta gente, levando educação, saúde e oportunidade para o interior do Amazonas”, afirmou.

Maria do Carmo ressaltou ainda os obstáculos enfrentados até a autorização do curso pelo Ministério da Educação (MEC), desde a superação de processos burocráticos até os altos investimentos realizados. “Com fé e determinação, temos persistido em nosso compromisso de transformar vidas por meio da educação. Hoje, após 23 anos, é motivo de orgulho ver a missão sendo cumprida”, completou.

A primeira turma de Medicina da Santa Teresa em Parintins iniciou com 21 estudantes matriculados e oito professores, que vão conduzir os oito semestres de disciplinas teóricas e práticas, além de dois anos de internato.

Para a reitora, o impacto do curso vai muito além da formação de novos profissionais. “O sucesso da Fametro não é apenas nosso, é de todos os amazonenses que, junto conosco, têm gerado emprego e mudado vidas com ensino de qualidade. Parabéns, Parintins, pela primeira turma de Medicina. Daqui a alguns anos estaremos juntos para celebrar a formatura dos primeiros médicos da ilha tupinambarana”, concluiu.

Artigo anteriorEmpresa de combustíveis com filial no Amazonas se destaca entre as melhores para trabalhar no Brasil, segundo GPTW
Próximo artigoWall Street encerra mês agitado de forma moderada