
O senador Eduardo Braga (MDB-AM) descartou, nesta quinta-feira (26), a possibilidade de o Rio Madeira ser incluído no projeto de privatização das hidrovias Tocantins e Tapajós, conforme previsto no Decreto nº 12.600, publicado no Diário Oficial da União em 29 de agosto.
Segundo o parlamentar, o trecho de concessão, que previa 1.075 quilômetros de extensão entre Porto Velho (RO) e sete municípios amazonenses — Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Borba, Autazes, Nova Olinda do Norte e Itacoatiara — não avançará.
“Não haverá privatização do Rio Madeira! Tivemos uma reunião com o novo presidente da ANTAQ, a Casa Civil, o ministro Rui Costa e o PPI do governo federal. A decisão é clara: esse assunto está enterrado, morto e sepultado. O Rio Madeira pertence ao povo amazonense e ao povo brasileiro. É nosso patrimônio, é nossa vida e não será entregue à iniciativa privada”, garantiu Braga.
A declaração do senador reforça o posicionamento da bancada do Amazonas no Congresso, que vinha manifestando preocupação com os impactos ambientais, econômicos e sociais que uma eventual concessão poderia causar na região.










