Hugo Barreto/Metrópoles

O Banco Central (BC) informou nesta sexta-feira (3/10) que a regulamentação do Pix parcelado será publicada na última semana do mês de outubro.

De acordo com a autarquia, o detalhamento dos procedimentos e a padronização da experiência do usuário serão publicados no início do mês de dezembro e haverá um prazo para que as instituições financeiras e de pagamento possam se adequar às novas regras.

Em nota, o BC afirmou que a regulamentação do Pix parcelado contará com a definição do produto, de forma padronizada, para melhorar a experiência do usuário. Ainda, avaliou que as soluções privadas de oferta de crédito ou diferimento de pagamento vinculadas à realização de um Pix, já amplamente utilizadas, poderão continuar a ser ofertadas, desde que não afrontem a regulação.

Além disso, a autoridade monetária afirmou que, a partir do próximo sábado (4/10), as chaves Pix marcadas pelo BC como utilizadas para golpes e fraudes serão bloqueadas com o objetivo de fortalecer a segurança do sistema.

Entenda o Pix Parcelado

O novo modelo vai permitir que o usuário parcele pagamentos por meio do sistema do Pix, enquanto o destinatário recebe o valor integral de forma instantânea. O BC espera que a medida aumente o uso do Pix no varejo, tornando viável a compra de bens e serviços de maior valor para quem não tem acesso a outras formas de pagamento, como cartão de crédito, por exemplo. As informações são de Metrópoles.

Artigo anteriorAções da Frente Parlamentar da Assembleia no Setembro Amarelo alcançam mais de 4,6 mil pessoas
Próximo artigoTesouro propõe moeda de Trump para os 250 anos dos EUA