
Chuvas torrenciais de monções provocaram deslizamentos de terra e inundações repentinas no Nepal, matando pelo menos 50 pessoas desde a sexta-feira (3).
Militares e equipes de emergência no país continuaram as operações de resgate nesta segunda-feira (6).
Pelo menos 35 pessoas morreram em deslizamentos de terra separados no distrito de Ilam, no leste da fronteira com a Índia, afirmou Kalidas Dhauboji, porta-voz da Força Policial Armada.
Ao menos nove estão desaparecidas após serem arrastadas pelas enchentes e outras três morreram em raios em outras partes do Nepal, acrescentou.
No sudeste do Nepal, o rio Koshi, que causa inundações mortais no estado de Bihar, no leste da Índia, quase todos os anos, estava fluindo acima do nível de perigo, falou uma autoridade do distrito.
Um vídeo do exército nepalês mostrou moradores que foram retirados sendo conduzidos de helicóptero pela rodovia Hulaki, que passa pela fronteira do país com a Índia, e outros sendo resgatados em Ilam.
Centenas de pessoas morrem todos os anos em deslizamentos de terra e inundações repentinas que são comuns no Nepal, região predominantemente montanhosa, durante a estação das monções, que normalmente começa em meados de junho e continua até meados de setembro.
Com informações de CNN Brasil.










