Donald Trump, presidente dos EUA, e Nicolás Maduro, presidente da Venezuela • Reuters/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desistiu de esforços para chegar a um acordo diplomático com a Venezuela, segundo noticiou o New York Times, citando autoridades americanas que não identificadas.

De acordo com a reportagem, isso abre caminho para uma possível escalada militar contra traficantes ou o regime de Nicolás Maduro.

O NYT informou que, durante uma reunião com líderes militares na quinta-feira (2), Trump ligou para Richard Grenell e o instruiu a interromper todas as negociações diplomáticas, incluindo conversas com Maduro.

Grenell é enviado presidencial especial e diretor-executivo do Kennedy Center. Ele vinha liderando as negociações com o governo venezuelano e outras autoridades de alto escalão do país sul-americano.

Outro ponto destacado pela reportagem é que o presidente dos EUA está “cada vez mais frustrado com a recusa de Maduro em atender às exigências americanas de renunciar ao poder voluntariamente e com a insistência contínua de autoridades venezuelanas de que não têm envolvimento com o tráfico de drogas”.

Fontes do New York Times afirmaram que o governo Trump elaborou diversos planos militares para uma possível escalada na tensão entre os dois países, o que pode incluir planos para forçar Maduro a deixar o poder.

Artigo anteriorTorcedores do Atlético-MG suplicam por saída de Guilherme Arana
Próximo artigoDavi Brito, do BBB24, substituirá Popó e enfrentará ex-A Fazenda em luta