O chanceler do Brasil, Mauro Vieira, foi recebido nesta quinta-feira (16/10) pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, para discussões sobre tarifas e sanções norte-americanas. O encontro começou por volta das 14h (15h pelo horário de Brasília) na Casa Branca e terminou por volta das 15h05 (16h05 no horário de Brasília).

O teor da conversa entre os dois ainda não foi divulgado pelo Departamento de Estado dos EUA e o governo brasileiro.

Esse foi o primeiro encontro – e um dos raros contatos – entre Vieira e Rubio desde o início do ano, quando Donald Trump assumiu a Presidência dos Estados Unidos pela segunda vez. O convite foi feito na semana passada pelo próprio secretário de Estado, quando os dois conversaram por telefone.

A conversa se deu após um diálogo rápido entre os presidentes do Brasil e dos EUA na 80ª Assembleia Geral da ONU, realizada em Nova York no fim de setembro. Na ocasião, Lula e Trump se encontraram nos bastidores. Segundo o republicano, houve uma “química excelente” em relação ao seu homólogo brasileiro.

Desde então, a temperatura da recente tensão entre Brasília e Washington esfriou. Com isso, o ministro das Relações Exteriores do Brasil foi escalado para dar início ao diálogo com o governo dos EUA.

Do lado norte-americano, Rubio foi escolhido por Trump para capitanear as negociações. O membro do governo norte-americano é apontado como aliado do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que vive nos EUA desde o início do ano e é citado como principal articulador das sanções impostas ao Brasil. Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorGracyanne Barbosa e João Vicente se manifestam sobre romance
Próximo artigoPrefeitura de Manaus encerra ‘Ação Itinerante de Educação Especial’ no rio Negro