Divulgação e Maxwell Oliveira/Implurb

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), anuncia um avanço significativo na análise de processos urbanísticos. A Comissão Técnica de Planejamento e Controle Urbano (CTPCU) registrou um aumento de 7,2% no número de procedimentos analisados de janeiro a setembro de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Foram 488 processos neste ano, contra 455 no ano anterior, demonstrando um reforço na fiscalização e organização do crescimento da cidade.

Crescimento Notável em Certidões de Uso do Solo e Estudos de Impacto de Vizinhança

O desempenho da CTPCU também se destaca no aumento de 15% nos processos de Certidão de Uso do Solo, com 395 análises realizadas este ano, frente a 343 em 2024. Somente em setembro, o crescimento foi de 13% para este tipo de certidão. No total de 488 processos analisados em 2025, estão inclusos 31 desmembramentos e 62 Estudos de Impacto de Vizinhança (EIV), que são instrumentos cruciais para a política urbana municipal.

Pedro Paulo Cordeiro, presidente da CTPCU e diretor de Planejamento do Implurb, ressaltou que esses números “refletem o fortalecimento da política de planejamento urbano de Manaus, ancorada na transparência e na eficiência dos processos.” Ele enfatizou o compromisso em garantir que o crescimento da cidade seja “ordenado, sustentável e alinhado ao interesse coletivo”, buscando aprimorar continuamente os instrumentos técnicos e legais para a qualidade de vida dos manauaras.
A CTPCU, que atua em caráter permanente e consultivo, integra o Sistema Municipal de Planejamento Urbano. As reuniões da comissão acontecem semanalmente, às segundas e quintas-feiras, às 14h, no formato virtual, agilizando as análises e decisões.
Artigo anteriorNo Dia da Agricultura, Idam ressalta a importância do trabalho de extensão rural para o setor
Próximo artigoFestisol 2025 movimenta mais de R$ 3,5 milhões e atrai mais de 18 mil visitantes a Tabatinga