O município de Manaquiri registrou o pior indicador de ensino fundamental entre todos os municípios brasileiros, segundo estudo do Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgados na manhã da última quarta-feira (14).

Em uma escala de 0 a 10, a nota alcançada pelo município foi 2,5, o que obrigou o Ministério Público do Amazonas (MPAM) a instaurar procedimento administrativo para fiscalizar e acompanhar a implementação de políticas públicas adotadas para mudar   e melhor esses números.

A ação foi determinada pelo promotor de Justiça Caio Lúcio Fenelon Assis Barros, titular da comarca, que também articula a realização de uma audiência pública em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A seca extrema que no Amazonas em 2023 e 2024, aliada a problemas socioeconômicos, como a falta de acesso à internet, a baixa escolaridade dos responsáveis e impossibilidade de os alunos frequentarem as escolas por conta da estiagem, foram apontados como causa determinante para a precariedade do ensino ofertado no município.

“É lamentável que uma cidade amazonense ostente esse título de pior Ideb do Brasil, mas também pode ser uma oportunidade para que os diversos atores envolvidos na educação, com protagonismo do MP, se reúnam e dialoguem sobre a realidade e peculiaridades do ensino e do acesso à escola na nossa região, pensando em estratégias e novas políticas públicas próprias e adaptadas, visando garantir um ensino de qualidade às nossas crianças e adolescentes”, ressaltou o promotor Caio Fenelon.

O Ideb é um indicador vinculado ao Ministério da Educação (MEC) para avaliar políticas públicas educacionais, identificar escolas e redes com baixo desempenho, informar a sociedade sobre a qualidade do ensino e gerir investimentos e planos de melhorias.

Artigo anteriorPC-AM apreende 50 celulares após identificar ponto de venda de aparelhos roubados
Próximo artigoPatixa Teló recebe alta após cirurgia de implante dentário em Goiânia e inicia fase de recuperação