Lula e o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, durante cerimônia de recepção no Palácio Merdeka (Foto: Ricardo Stuckert)

Presidente brasileiro afirmou estar com a mesma energia de quando tinha 30 anos e disse que pretende concorrer novamente em 2026, durante discurso ao lado do presidente indonésio, Prabowo Subianto.

Jacarta (Indonésia) – Em meio à agenda internacional pelo Sudeste Asiático, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) surpreendeu ao anunciar, na madrugada desta quinta-feira (23), a intenção de disputar um quarto mandato à Presidência da República. A declaração foi feita durante discurso no Palácio Merdeka, em Jacarta, ao lado do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto.

“Eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que estou com a mesma energia de quando eu tinha 30. E vou disputar um quarto mandato no Brasil”, afirmou Lula, arrancando aplausos de diplomatas e jornalistas presentes.

O chefe do Executivo completou dizendo que seu atual mandato termina no fim de 2026, mas que o Partido dos Trabalhadores (PT) está preparado para enfrentar novas eleições.

“Meu mandato termina no final de 2026, mas nós estamos preparados para disputar outras eleições”, reforçou.

Declaração durante visita oficial à Indonésia

A fala de Lula ocorreu após um pronunciamento conjunto com o presidente indonésio, no qual os dois líderes destacaram o fortalecimento das relações bilaterais entre Brasil e Indonésia. Durante o encontro, os países assinaram acordos de cooperação em diversas áreas estratégicas, como agricultura, mineração, energia, ciência, defesa e estatística.

Segundo Lula, a parceria tem importância crescente no cenário internacional.

“A parceria estratégica entre Brasil e Indonésia é cada vez mais relevante. Queremos ampliar nossos laços comerciais e diplomáticos, com foco em desenvolvimento sustentável e cooperação mútua”, destacou o presidente brasileiro.

Impacto político e contexto

A declaração ocorre em um momento em que o governo busca consolidar resultados econômicos e diplomáticos antes do fim do segundo mandato consecutivo de Lula. Caso confirme a candidatura, o petista poderá disputar a Presidência pela sétima vez, consolidando-se como um dos nomes mais longevos da política nacional.

Com a fala em Jacarta, Lula volta a acenar para sua base política e reforça a narrativa de que continua com vitalidade e disposição para liderar o país. O gesto também sinaliza confiança em relação à condução do governo e ao desempenho do PT nas eleições municipais de 2026, que servirão de termômetro para uma eventual nova candidatura presidencial.

Artigo anteriorTrump compara cartéis ao Estado Islâmico e promete continuar ataques
Próximo artigoConfira os resultados dos jogos da terceira rodada da Liga Europa