
O Governo do Paraná confirmou, neste sábado (8), os nomes das seis vítimas fatais do tornado que atingiu os município de Rio Bonito do Iguaçu na sexta-feira (7). O fenômeno meteorológico foi classificado como EF3 na Escala Fujita aprimorada — um dos níveis mais altos, que indica ventos entre 218 km/h e 266 km/h.
As vítimas foram identificadas como:
-
José Neri Geremias, 53 anos, de Guarapuava;
-
Julia Kwapis, 14 anos, de Rio Bonito do Iguaçu;
-
Jurandir Nogueira Ferreira, 49 anos, de Rio Bonito do Iguaçu;
-
Claudino Paulino Risse, 57 anos, de Rio Bonito do Iguaçu;
-
Adriane Maria de Moura, 47 anos, de Rio Bonito do Iguaçu;
-
José Gieteski, 83 anos, de Rio Bonito do Iguaçu.
Em solidariedade às famílias das vítimas, o governo estadual decretou luto oficial de três dias em todo o Paraná.
De acordo com o boletim da Defesa Civil, o tornado deixou cerca de 750 pessoas feridas, sendo atendidas em hospitais e postos de saúde da região. Além disso, aproximadamente 14,6 mil pessoas foram afetadas diretamente pela tragédia, com 672 residências danificadas e 28 pessoas desabrigadas apenas em Rio Bonito do Iguaçu. Outras 1.000 pessoas ficaram desalojadas.

O Corpo de Bombeiros informou, às 17h deste sábado, que as buscas foram encerradas na área urbana de Rio Bonito do Iguaçu, após não serem encontrados novos desaparecidos entre os escombros. Equipes seguem realizando sobrevoos na zona rural, mas não há registros de pessoas desaparecidas.
A destruição provocada pelo tornado foi generalizada, com casas totalmente destruídas, árvores arrancadas e veículos arremessados. As forças de segurança e os órgãos de assistência social trabalham na retirada de destroços, abrigamento de famílias e restabelecimento de energia e comunicação nos pontos mais afetados.







