
Mais de 4,8 milhões de candidatos são aguardados neste domingo, 9 de novembro, para o primeiro dia de provas da edição 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame, que será aplicado em 1.804 municípios, terá seu segundo dia no próximo domingo, 16 de novembro.
No primeiro dia, os participantes terão 5 horas e 30 minutos para responder a 45 questões de múltipla escolha e elaborar a redação. As áreas do conhecimento cobradas incluem linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia).
A redação, que vale de 0 a 1000 pontos, exigirá um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas, baseado na situação-problema e textos motivadores apresentados.
Horários e Regras Essenciais para o Candidato:
- Abertura dos Portões: 12h (horário de Brasília)
- Fechamento dos Portões: 13h (horário de Brasília) – Atenção: atrasos são proibidos e resultam em eliminação.
- Início das Provas: 13h30
- Término das Provas: 19h
- Saída com Caderno de Provas: A partir das 18h30
Documentos e Material:
- Obrigatório: Documento original oficial de identificação com foto.
- Obrigatório: Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
- Recomendado: Levar o Cartão de Confirmação de Inscrição para facilitar a localização da sala, disponível na Página do Participante do Inep.
O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, permitindo aos estudantes concorrer a vagas em universidades públicas (Sisu), bolsas de estudo (Prouni) e financiamento estudantil (Fies).
Com informações da Agência Brasil










