O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), respondeu neste domingo (9) às declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que acusou o Brasil de “devastar a Amazônia para construir uma estrada”. Com bom humor e firmeza, Helder usou as redes sociais para ironizar o discurso e defender as políticas ambientais brasileiras.

“Em vez de falar de estradas, o presidente norte-americano Donald Trump deveria apontar caminhos contra as mudanças climáticas”, escreveu o governador, em tom crítico e provocador.

Na publicação, Helder ressaltou que o Brasil vive um momento de avanço inédito na agenda ambiental, citando a redução histórica do desmatamento na Amazônia e o protagonismo do Pará nesse resultado. Segundo ele, o estado obteve o melhor desempenho entre todos da região, reflexo de uma política de preservação integrada com o governo federal.

O governador também aproveitou para lembrar o papel do governo Lula (PT) na retomada da liderança climática global. “Trump poderia celebrar a redução histórica no desmatamento da Amazônia — com destaque para o estado do Pará — ou, no mínimo, seguir o exemplo do governo do Brasil e investir mais de US$ 1 bilhão para salvar florestas no mundo”, ironizou.

Encerrando a resposta com uma pitada de regionalismo e humor, Helder convidou Trump para participar da COP30, que começa nesta segunda-feira (10) em Belém (PA).

“Ainda dá tempo de passar na COP30, presidente Trump. Esperamos você com um tacacá. É melhor agir do que postar”, finalizou o governador.

A postagem rapidamente viralizou e foi recebida com entusiasmo por internautas, que elogiaram o tom espirituoso e a defesa firme da Amazônia em um momento em que o Pará se prepara para sediar o principal evento climático do planeta.

Artigo anteriorQuem é o vereador e o assessor mortos a tiros no interior da Bahia
Próximo artigoNicolas Sarkozy descreve prisão como “pesadelo” e aguarda decisão sobre pedido de libertação