Divulgação Foresea

Em um momento crucial para as discussões climáticas globais, com a COP30 em andamento em Belém, no Pará, uma pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta terça-feira (11/11), revela que a maioria dos brasileiros é contra a exploração de petróleo na foz do rio Amazonas.

O levantamento, realizado entre os dias 6 e 9 de novembro, entrevistou mais de 2 mil brasileiros com 16 anos ou mais. Os resultados mostram que 49% dos entrevistados discordam que o governo deva explorar petróleo na margem equatorial brasileira, enquanto 42% concordam com a exploração. A pesquisa tem uma margem de erro estimada em dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

A discussão sobre a exploração na foz do Amazonas tem sido um ponto sensível no debate ambiental brasileiro, ganhando ainda mais destaque com a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) na capital paraense. O evento, que começou nesta segunda-feira (10/11) e segue até 21 de novembro, tem como objetivo definir novas metas climáticas para os próximos anos. A opinião pública reflete a preocupação crescente com o impacto ambiental de projetos como esse em uma região tão sensível como a Amazônia.

Com informações de Metrópoles

Artigo anteriorGrupo de estrangeiros é alvo de operação contra agiotagem no Piauí
Próximo artigo“Quanta imbecilidade!”: Marcelo Ramos rebate críticas e exalta papel da Zona Franca na preservação da floresta