
Manaus, 11 de novembro de 2025 – Como parte da programação do “Novembro Azul”, a Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Waldir Bugalho, localizada no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, promoveu nesta terça-feira (11/11) uma série de ações voltadas à prevenção de doenças e promoção da saúde da população masculina.
A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Manaus, incluiu uma palestra detalhada sobre o câncer de próstata e outras doenças prevalentes entre homens, como Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto. Além das orientações, a USF disponibilizou serviços essenciais, como aferição de pressão arterial, avaliação do índice de massa corporal (IMC) e da circunferência abdominal, bem como consultas médicas, odontológicas e de enfermagem.
A enfermeira Rosângela Castro, diretora do Distrito de Saúde (Disa) Leste, explicou que as unidades de saúde da rede municipal estão intensificando, durante o mês de novembro, o acolhimento e a sensibilização dos homens sobre a importância de buscar atendimento médico de forma rotineira.
“Os homens não vão muito ao médico ou a uma unidade de saúde para as ações de prevenção de doenças. O ‘Novembro Azul’ é um momento em que os profissionais de saúde buscam intensificar a sensibilização desse público, para que façam o acompanhamento em saúde de forma mais efetiva, tanto no aspecto físico como no mental”, informou Rosângela Castro, destacando a necessidade de superar a resistência masculina aos cuidados preventivos.
O médico Leonardo Miguel Martinez, que atende na USF Dr. Waldir Bugalho e foi um dos palestrantes do evento, abordou a prevenção de agravos comuns no público masculino e aprofundou-se no tema do câncer de próstata. Ele detalhou os sintomas mais frequentes, os fatores de risco e a importância de procurar atendimento médico para um diagnóstico precoce. O médico ressaltou que uma das maiores dificuldades no diagnóstico do câncer de próstata é a ausência de sintomas em seus estágios iniciais, o que sublinha a relevância dos exames preventivos para um diagnóstico que pode salvar vidas, como enfatizado pelo contexto do Sérgio Baré.










