Ana Toni, diretora-executiva da COP30 • Reprodução/CNN

número de países que entregaram suas NDCs – as metas climáticas definidas por cada nação – aumentou para 113, segundo a CEO da COP30, Ana Toni.

Toni anunciou o novo número durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (12). A quantidade representa pouco mais da metade dos 198 países signatários do Acordo de Paris.

Na terça-feira (11), Mauricio Lyrio, secretário do Clima da COP30, disse haver uma “certa decepção” com a lentidão dos países em apresentar suas NDCs. Mesmo após o prazo final de entrega, há poucas semanas, apenas 64 nações haviam entregue suas metas.

“Em termos de emissão é bom, é um número razoável. Mas ainda não é o suficiente, pois alguns países não apresentaram”, falou Lyrio. “O quadro é ainda preocupante, mas o avanço foi feito.”

As NDCs são compromissos nacionais de redução de emissões e adaptação climática assumidos voluntariamente por cada nação que integra o Acordo de Paris. Cada país define sua própria NDC para contribuir com a meta de limitar o aquecimento global a 1,5 °C em relação aos níveis pré-industriais.

Com informações de CNN Brasil.

Artigo anteriorEpstein trocou e-mail sobre Trump e o então príncipe Andrew com Bannon
Próximo artigoRoubos no centro da capital paulista caem 60%; melhor marca em 25 anos