
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, nesta quinta-feira (13/11), a comercialização de quatro marcas de glitter que continham materiais plásticos em sua composição e eram anunciados como seguros para uso em alimentos, como doces e bolos. A medida abrange a fabricação, distribuição, propaganda e uso desses produtos, além de determinar o recolhimento dos itens já distribuídos no mercado.
A decisão da Anvisa visa proteger a saúde dos consumidores, uma vez que a ingestão de materiais plásticos representa um risco. Produtos destinados a colorir ou decorar alimentos – seja em confeitarias ou em casa – devem ser considerados alimentos e, portanto, não podem conter plástico em sua formulação. Eles precisam ser fabricados a partir de ingredientes e aditivos alimentares previamente autorizados pela agência, após rigorosa avaliação de segurança.
Marcas e Produtos Suspensos:
- Glitz: Glitter para decoração (diversas cores). Motivo: presença de materiais plásticos e indicação de uso em alimentos.
- Jeni e Joni (Nadja F de Almeida Confeitos): Glitter/brilho para decoração, pó para decoração, pó de ouro, floco de ouro, floco de prata e floco rose gold. Motivo: presença de materiais plásticos, ingrediente não identificado (“metal de transição laminado atômico 99”) e indicação de uso como ingrediente alimentar.
- Iceberg Chef: Glitter Glow e Glitter Shine (diversas cores). Motivo: presença de materiais plásticos e sugestão de uso em alimentos.
Jady Confeitos: Glitter para decoração (diversas cores). Motivo: presença de materiais plásticos e indicação de uso como ingrediente alimentar.
Riscos do Consumo e Identificação de Produtos Seguros
A Anvisa alerta que plásticos como o polipropileno (PP) micronizado, o tereftalato de etileno (PET) e o PMMA (polimetilmetacrilato), além do acetato de polivinila, não possuem autorização para serem usados em alimentos. Esses materiais são permitidos apenas em objetos decorativos não comestíveis. “Portanto, nenhum pó decorativo/glitter que contenha essas substâncias no seu rótulo pode ser usado em produtos de confeitaria ou para decoração de alimentos”, destacou a agência.
Para identificar produtos seguros para consumo, a Anvisa reforça a importância de conferir os rótulos. Produtos alimentícios devem apresentar a lista completa de ingredientes, o código de classificação INS, número de lote, validade e uma indicação clara de que são “para fins alimentícios”. A ausência dessas informações ou a menção de polipropileno micronizado (PP) ou outros plásticos indica que o item não é seguro para ingestão.
O Que Fazer?
Consumidores que adquiriram qualquer um dos produtos suspensos devem entrar em contato com o fabricante para obter orientações sobre como proceder para a devolução. As empresas são responsáveis pelo recolhimento de todos os itens do mercado.
Com informações de Metrópoles










