
O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, voltou a cobrar uma presença mais efetiva da União no estado e afirmou que os princípios da República só serão realidade quando todos os amazonenses forem tratados com igualdade. A manifestação foi feita neste sábado (15), em publicação nas redes sociais, durante o feriado da Proclamação da República.
Segundo Tadeu, apesar das promessas feitas há 136 anos, muitos municípios do interior ainda não sentem os efeitos das políticas públicas federais.
“A República só será real quando cada cidadão for respeitado como igual. Eu venho do interior e posso dizer: o que se vê nos municípios ainda são amazonenses esperando por respeito, por direitos básicos e por atenção às suas necessidades”, declarou.
Para o vice-governador, os fundamentos que deram origem à República — igualdade, dignidade e participação popular — ainda não se materializam na vida de milhares de famílias que dependem da presença do Estado brasileiro.
“A República nasceu com três promessas simples e poderosas. Agora eu te pergunto: esses valores chegaram a cada canto do Amazonas? A República começou no Rio de Janeiro, mas é às margens dos nossos rios que ela precisa, enfim, se tornar real”, completou.
Cobranças recorrentes à União
Essa não é a primeira vez que Tadeu critica a ausência de políticas federais robustas no Amazonas. No feriado de 7 de setembro, o vice-governador já havia afirmado que o país trata o estado de forma desigual, chamando atenção para o isolamento logístico e os altos custos impostos aos amazonenses.
À época, questionou:
“A verdade é que, para nós, amazonenses, o país continua de costas. O que temos a comemorar? Um Brasil que cria dificuldade para reconstruir nossa ligação por terra, forçando nosso isolamento e aumentando o custo de vida?”
Em artigo publicado no Poder360, em julho, Tadeu reforçou a necessidade da reconstrução da BR-319, rodovia que liga Manaus ao restante do país, e pediu que ministros apresentem soluções para superar os impasses ambientais que travam o início da obra.
Já em entrevista à revista Veja, em outubro, voltou a exigir a atuação das Forças Armadas de forma integrada com as forças de segurança estaduais para combater o narcotráfico, especialmente nas áreas de fronteira.
Um ano antes, o vice-governador já havia feito pessoalmente a mesma cobrança ao presidente Lula em reunião em Brasília, chamando atenção para o uso dos rios amazônicos por organizações criminosas.
“São os mesmos rios que alimentam a floresta, agora convertidos em rios de pó”, escreveu à época.
As declarações reforçam o posicionamento que Tadeu de Souza tem adotado na cena política nacional, especialmente diante da possibilidade de assumir o governo do Amazonas em abril de 2026.










