A pré-candidata ao governo do Amazonas, Professora Maria do Carmo (PL), levou uma grande mobilização às ruas de Coari, na última sexta-feira (14). Em um dia marcado por agendas políticas e institucionais, a postulante fez questão de sublinhar que pretende representar um ponto de virada no cenário estadual. “Nós vamos mudar a política no Amazonas”, declarou, repetidas vezes, em encontros que reuniram centenas de moradores.

Desde a recepção no aeroporto Danilson Aires até o encerramento de sua agenda, o tom foi de entusiasmo entre simpatizantes da oposição local, que veem em Maria a possibilidade de romper com o que classificam como um ciclo prolongado de práticas políticas que pouco dialogam com as necessidades da população.

Durante uma reunião no bairro Espírito Santo, organizada pelo presidente municipal do PL, Zé Henrique, Maria do Carmo atacou diretamente o grupo político que hoje conduz o estado. “O Amazonas precisa se libertar de políticos que estão há anos no poder, sem melhorar a vida da população. Em Coari, juntos, vamos escrever uma nova história”, disse.

Zé Henrique reforçou o sentimento de insatisfação com a administração municipal. “O povo de Coari já mostrou que quer mudança. As promessas são sempre as mesmas, e nada acontece. O município não está bem — assim como o estado também não está”, afirmou.

Alfredo Nascimento e lideranças do PL engrossam o palanque

A comitiva da pré-candidata contou com nomes de peso do Partido Liberal. O presidente estadual da sigla e pré-candidato a deputado federal, Alfredo Nascimento, defendeu que o projeto liderado por Maria busca recuperar o que ele chama de “política do bem”.

“Maria do Carmo reúne as qualidades necessárias para tirar o Amazonas do atraso. O PL estará unido para ajudá-la. E Coari sabe do nosso trabalho: destinei recursos que beneficiaram o aeroporto, o porto e diversas áreas do município”, disse Alfredo, resgatando ações de suas gestões como parlamentar e ministro.

Também acompanharam a agenda o vereador e pré-candidato a deputado estadual Capitão Carpê, os ex-vereadores Salu Júnior e Raimundo Osnir Oliveira, a presidente do PL Mulher Coari, Alice Silva, entre outras lideranças.

Coari: município rico, população pobre

O vereador Capitão Carpê ecoou uma crítica recorrente no discurso oposicionista: a disparidade entre a arrecadação robusta de Coari, impulsionada pelo petróleo e gás natural, e os indicadores sociais do município.

“Coari é riquíssima, mas seu povo é pobre. Isso não está certo. O dinheiro fica na mão de poucos enquanto a população sofre. Nossa luta ao lado da Professora Maria será para combater esse modelo e mostrar que política é serviço”, afirmou.

Agenda institucional e presença na educação

Além das reuniões políticas, Maria do Carmo visitou a Fametro Coari, onde participou da inauguração de um Núcleo de Práticas Jurídicas, reforçando a proposta de aproximar sua pré-campanha de iniciativas voltadas à formação profissional e ao atendimento comunitário.

A passagem por Coari, com densidade política e forte recepção popular, sinaliza que a pré-candidata trabalha para consolidar, no interior, a base que pretende levar ao confronto direto com os grupos tradicionais do poder estadual nas eleições de 2026.

Artigo anteriorBangladesh pede que Índia entregue ex-premiê condenada à morte
Próximo artigoONU acusa Israel de abrir fogo contra capacetes azuis no líbano e pede cessar-fogo