FOTO: Divulgação/FVS-RCP

Como parte das ações que marcam a mobilização do Dezembro Vermelho, a partir desta quarta-feira (26/11) estão abertas as inscrições para o Workshop “Panorama e Expectativas sobre HIV e Aids” e para o 3º Seminário de HIV e Juventude. Os eventos serão realizados nos dias 3 e 4 de dezembro, a partir das 8h, no Auditório Senador João Bosco Ramos de Lima, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na Mário Ypiranga Monteiro, 3.950 – Parque 10 de Novembro, zona centro-sul de Manaus.

As inscrições podem ser acessadas pelo link https://abre.ai/n9MQ. A realização do evento é coordenada pelo Fórum Amazonas de Organizações da Sociedade Civil em IST, HIV, Aids, Hepatites Virais e Tuberculose, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fhuam), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus) entre outras instituições que atuam na defesa da saúde integral e dos direitos da população.

Para a coordenadora executiva do Fórum Amazonas, Evalcilene dos Santos, a iniciativa dos eventos surge da necessidade de ampliar o diálogo e revisar estratégias diante das mudanças constantes relacionadas ao HIV/Aids.

“A construção deste encontro foi pensada para promover um diálogo qualificado, reconhecer desafios e estimular novos olhares sobre a nossa realidade. Movimentos sociais, como a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids + Amazonas, o Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas, a Rede de Jovens Vivendo e Convivendo com HIV/Aids, além de instituições governamentais e do parlamento, precisam unir esforços para promover políticas públicas. E isso só acontece quando discutimos coletivamente e com transparência”, reforça.

Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, que representa o órgão responsável por coordenar o Programa Estadual de IST/Aids, o momento reforça o pacto contínuo com a prevenção e o cuidado.

“É uma pauta permanente e prioritária para a FVS-RCP. Este evento vai além de um encontro, é um instrumento de educação e mobilização social, necessário para fortalecer a cultura de prevenção. É preciso acender um alerta — as pessoas jovens, especialmente entre 20 e 39 anos, seguem como as mais afetadas pela doença. Isso exige novas estratégias, para que a informação qualificada ultrapasse barreiras e se transforme em realidade. É possível, sim, viver a liberdade sexual com segurança e prevenir o HIV/Aids”, reforça.

O evento tem vagas limitadas e é voltado a profissionais, gestores, organizações da sociedade civil e juventudes interessadas em integrar um espaço de diálogo e construção coletiva. A proposta é fortalecer ações integradas de prevenção, cuidado e promoção da saúde que ampliem a resposta ao HIV e à Aids no Amazonas, envolvendo desde a formulação de políticas públicas até iniciativas educativas que impactem diretamente as populações mais vulneráveis.

Artigo anteriorApuí inicia novo ciclo histórico com execução do primeiro edital de cultura via Lei Aldir Blanc
Próximo artigoBlack Friday: especialista da Prodam dá dicas para se proteger de golpes online