Foto: Antônio Lima/ Secom

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) deu início, nesta segunda-feira (1º/12), à programação da campanha Dezembro Vermelho, de prevenção ao HIV, Aids e outras ISTs. Coordenada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), a campanha “Faça I=0 ser uma realidade para todos” teve, na abertura, uma mobilização no Mercado Municipal Adolpho Lisboa, no Centro de Manaus.

No local, foram realizados 98 atendimentos e 392 testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites B e C, além da distribuição de 2 mil preservativos externos, 200 internos, 1 mil géis lubrificantes e 25 autotestes.

Também foram realizadas orientações sobre Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP), ampliando o acesso da população a insumos e estratégias fundamentais de prevenção.

Ao longo do mês, o Programa Estadual de IST/HIV/Aids, em parceria com municípios e organizações sociais, intensificará as atividades nos 62 municípios, ampliando o acesso à informação e ao cuidado. A programação inclui, ainda, o Workshop “Panorama e Expectativas sobre HIV e Aids” e o 3º Seminário de HIV e Juventude, nos dias 3 e 4 de dezembro, na Aleam, reunindo especialistas e movimentos sociais para debater avanços e desafios.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destacou os avanços na prevenção, diagnóstico e tratamento da Aids no Amazonas, mas reforçou a importância da união de esforços para vencer o HIV e a Aids. “Temos avanços, como a redução da mortalidade, que caiu mais de 20% nos últimos dez anos no nosso estado. E campanhas como o Dezembro Vermelho nos remetem à importância de não baixar a guarda e chamar a sociedade para essa luta, que traz junto o controle social e os movimentos que têm essa causa como bandeira”, alertou.

Além das equipes da SES-AM, o evento contou com a participação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus) e organizações da sociedade civil que atuam na promoção da saúde e defesa dos direitos das pessoas vivendo com HIV.

Reforço da prevenção

Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a campanha é um momento importante para lembrar que informação, prevenção e cuidado são ferramentas fundamentais para enfrentar o estigma e ampliação do acesso aos serviços de testagem e tratamento.

“Iniciamos hoje as atividades de reforço da prevenção, do controle e diagnóstico do HIV e Aids. A ação traz a importância das estratégias para reduzirmos os casos no Amazonas. Nosso trabalho é garantir que cada pessoa tenha oportunidade de se prevenir e de receber atendimento em toda rede de saúde”, destacou Tatyana.

O representante da RNP+ Amazonas e da Aliança Nacional LGBT Núcleo AM, Fabiano Soares, reforçou a importância da participação social. “Realizar atividades em um espaço público permite acolher pessoas em situação de rua, trabalhadores e todos que buscam informação. Nosso objetivo é garantir qualidade de vida, bem-estar e participação ativa da população”, avaliou.

Artigo anteriorMais de 185 mil amazonenses serão beneficiados com mudanças no Imposto de Renda, destaca deputado Sinésio Campos
Próximo artigoCom tema natalino, Bazar das Mulheres Empreendedoras do Prosamin+ chega à 10ª edição na sexta-feira