O carro de Rafael Belaúnde Llosa, pré-candidato à presidência do Peru, foi atingido por diversos tiros nesta terça-feira (2/12) em Cerro Azul , província de Cañete. Segundo a Polícia Nacional peruana, ele não ficou ferido.

Autoridades peruanas iniciaram um “plano de perímetro” após os tiros. “Nossas unidades estão na área para garantir a segurança e capturar os responsáveis”, informou a polícia.

O ex-ministro do interior Gino Costa compartilhou fotos do pré-candidato e do para-brisas do carro, com três marcas de tiro.

“Um grave atentado foi perpetrado contra a vida de Rafael Belaúnde, candidato à presidência pelo Partido Popular Liberdade. Investigações devem apurar a motivação do crime, e a Justiça deve punir os responsáveis ​​com rapidez e rigor. É responsabilidade do governo garantir a segurança dos candidatos à presidência e pôr fim à violência eleitoral”, escreveu Gino.

À mídia peruana, o ex-primeiro-ministro do Peru Pedro Cateriano, que pertence ao mesmo partido de Belaúnde, confirmou e lamentou o ocorrido.

“Este é um péssimo começo de campanha. Acho que os peruanos já sabem o que é violência e, bem, infelizmente estamos passando por um período de criminalidade, mas devemos rejeitar firmemente este ataque que Rafael Belaunde sofreu esta manhã. Acredito que isso não deveria acontecer ”, declarou Cateriano.

As eleições no Peru serão realizadas em abril de 2026. Rafael é neto de Fernando Belaúnde, que foi presidente do país nas décadas de 1960 e 1980 (1963-68 e 1980-85).

Artigo anteriorLula liga para Trump, fala sobre tarifaço e cooperação contra o crime
Próximo artigoDefensoria Pública abre inscrições para Residência Jurídica no município de Itacoatiara