MICHAEL MELO/METRÓPOLES @michaelmelo

Em um movimento surpreendente em meio às crescentes tensões entre os Estados Unidos e a Venezuela, Joesley Batista, coproprietário da gigante de carnes JBS, viajou a Caracas para tentar persuadir o presidente Nicolás Maduro a renunciar ao cargo. A informação foi divulgada pela agência de notícias Bloomberg nesta quarta-feira (3/12).

A viagem de Batista teria ocorrido na semana passada, com o objetivo de reforçar o pedido do presidente norte-americano, Donald Trump, para que Maduro deixasse o governo venezuelano de forma pacífica. Fontes anônimas indicam que Joesley se encontrou com o líder venezuelano em 23 de novembro, dias antes de Trump ligar diretamente para Maduro com a mesma solicitação.

Embora autoridades do governo dos EUA tivessem conhecimento do plano de Joesley de ir a Caracas para transmitir a mensagem de Trump, elas ressaltam que o bilionário agiu por conta própria e não a pedido do governo. A J&F S.A., holding da família Batista, em comunicado à agência, afirmou que “Joesley Batista não é representante de nenhum governo”.

Diálogo Telefônico e Interlocução de Batista

Nessa quarta-feira, o presidente Nicolás Maduro confirmou que teve uma conversa telefônica com o presidente Trump, descrevendo-a como um “passo importante” para o diálogo entre Caracas e Washington. Trump já havia revelado o contato com Maduro, que ocorreu em meio à recente crise na América Latina e no Caribe.

A capacidade de Joesley Batista de atuar como interlocutor entre Trump e Maduro é atribuída, em parte, às suas relações comerciais prévias com a Venezuela. Anos atrás, a JBS e o governo venezuelano negociaram um contrato de US$ 2,1 bilhões para o fornecimento de carne e frango ao país, que enfrentava grave escassez de alimentos e hiperinflação. Esse acordo foi, inclusive, viabilizado pelo político socialista Diosdado Cabello, atualmente ministro do Interior.

Com informações de Metrópoles

Artigo anteriorProjeto Seiva.Dados encerra ciclo com apresentação de pesquisas desenvolvidas por alunas da rede estadual
Próximo artigo“Teatro Comunitário: Vozes da Cidade” promove inclusão cultural e dá protagonismo a moradores de Tefé