
A Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) reúne em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, até esta sexta-feira, (5/12), representantes do legislativo de todo o País. A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) participa do encontro com parte do corpo técnico, jurídico e administrativo da Casa.
Diretor geral da Aleam, Wander Motta fala da importância do encontro, que permite o intercâmbio com gestores de todas as unidades do Brasil. Motta participou da programação referente à Rede Nacional de Governança e Gestão (REGOV).
“Aqui há uma grande troca de experiências. São vários diretores gerais de diversas Assembleias do país e a gente troca experiências. A gente busca em outras Assembleias aquilo que eles têm de melhor, cada uma com a sua especificidade, e eu falo também sobre a nossa experiência em um legislativo num estado gigantesco como o Amazonas. A gente sai da Unale com ideias e novas perspectivas de iniciativas para, dentro da nossa realidade, implementar nas nossas assembleias, no nosso Poder Legislativo”, destacou.
Quem também participa da Unale 2025, na programação referente à Associação Nacional dos Procuradores de Assembleias Legislativas (ANPAL), é o procurador-geral da Aleam, Robert Wagner.
“A Unale debate temas nacionais e estamos aqui para colher as experiências de como as outras casas legislativas estaduais estão enfrentando problemas comuns, como o avanço de jurisprudência das decisões do STF sobre a questão das emendas impositivas, a PEC da reforma administrativa, que realmente esvazia as competências do Poder Legislativo Estadual para fazer política pública sobre o pessoal, política pública no âmbito do Poder Legislativo. E trazer também como está esse movimento, como o Congresso está enfrentando isso, como as coisas estão avançando. Várias cabeças somando juntas, em um ambiente de debate plural, com muitos técnicos, muitos procuradores qualificados também, faz toda a diferença”, explanou.
O procurador ainda completou. “A gente leva toda essa bagagem de volta para a Assembleia do Amazonas. São perspectivas e possibilidades que talvez a gente não tivesse visualizado e a gente volta com muitas soluções, que é o principal. A gente veio aqui colher soluções para levar para o Amazonas”, concluiu.
O técnico de apoio à Mesa Diretora da Aleam, Rogério Oliveira também está participando na programação da Rede Nacional de Consultorias Legislativas e Orçamentárias em Parlamentos, onde teve a oportunidade de dialogar sobre inteligência artificial.
“O tema da Unale esse ano é a inteligência artificial no processo legislativo. A gente entende que isso é um auxílio. Não é um inimigo, não é uma concorrência, mas é um auxílio para o serviço. A nossa experiência legislativa nos faz entender quando a inteligência artificial vai ajudar ou quando ela pode atrapalhar. E a gente consegue ver isso nas oficinas aqui. Participei de uma oficina sobre esse assunto e que tratou de como isso tem mudado o trabalho legislativo. E a gente acredita que isso também vai alcançar as demais assembleias, inclusive a nossa”, pontuou.
A Conferência da Unale é considerado o maior encontro parlamentar da América Latina. A Unale fomenta debates e troca de experiências com o intuito de fortalecer e dinamizar a atuação parlamentar em todo o país.










