O minieiro Adilson Barroso (PL-SP) é quem deve herdar na Câmara dos Deputados a vaga deixada pela deputada Carla Zambelli (PL-SP), prestes a ter o mandato cassado pela Câmara após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), feita nessa quinta-feira (11/12).

Adilson Barroso é o sucessor natural de Zambelli: ele teve 62.445 votos nas eleições de 2022. Tadeu, com 61.546 votos, ficou com a segunda suplência, embora tenha assumido o mandato da parlamentar em junho de 2025. Na ocasião, Barroso já estava em exercício, em substituição a Derrite, então filiado ao PL.

Em sua biografia no site da Câmara dos Deputados, Barroso se descreve como empresário e diz ter curso superior, sem especificar qual. Ele também é um nome conhecido na ala bolsonarista e já teve mandatos como deputado antes.

Moraes decidiu, nessa quinta, anular o mandato de Zambelli, indo contra uma decisão da Câmara dos Deputados, sob alegação de que se trata de uma prerrogativa do Poder Judiciário determinar a perda do mandato de um parlamentar condenado criminalmente com trânsito em julgado.

Artigo anteriorVirada Feminina chega a Barreirinha por iniciativa da primeira-dama Bárbara Lemos e fortalece rede de apoio às mulheres
Próximo artigoDesembargadora derruba habeas corpus e médica investigada pela morte de Benício perde proteção judicial