Saeed M. M. T. Jaras/Anadolu via Getty Images

As Forças de Defesa de Israel (IDF) afirmaram neste sábado (13/12) ter eliminado Raad Saad, um dos principais comandantes do Hamas, em um bombardeio aéreo na Cidade de Gaza. A ação, segundo os militares israelenses, ocorreu em resposta a recentes violações do cessar-fogo por parte do grupo palestino.

Em declaração conjunta, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o ministro da Defesa, Israel Katz, confirmaram que a ofensiva foi uma retaliação a um ataque explosivo no sul da Faixa de Gaza ocorrido horas antes. “Em resposta à detonação de um dispositivo explosivo pelo Hamas que feriu nossas forças hoje […] o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o ministro da Defesa Israel Katz ordenaram a eliminação do terrorista Raad Saad”, afirmaram.

De acordo com Israel, Raad Saad desempenhava um papel central na estrutura militar do Hamas. Ele chefiava o setor responsável pela fabricação de armas e era considerado um dos principais estrategistas do ataque de 7 de outubro de 2023, que deu início à atual guerra na região. Na hierarquia do grupo, Saad era visto como um dos poucos remanescentes da cúpula militar na Faixa de Gaza, ficando atrás apenas do atual chefe militar, Izz al-Din Haddad.

O ataque atingiu um veículo que trafegava pela estrada costeira Rashid, em uma área sob controle do Hamas e próxima à linha de cessar-fogo. A mídia palestina, por sua vez, informou que o bombardeio resultou na morte de quatro pessoas e deixou mais de 20 feridos.

Com informações de Metrópoles

Artigo anteriorBraga participa de encontro da Assembleia de Deus e reforça diálogo com lideranças do Amazonas
Próximo artigoTiroteio na Universidade Brown deixa dois mortos e oito feridos em Rhode Island