Tomas Cuesta/Getty Images

O presidente da Argentina, Javier Milei, postou ilustrações em suas redes sociais, nesta segunda-feira (15/12), que retratam o Brasil e outros países do continente – os governados por políticos de esquerda – de forma polêmica. As postagens de Milei nas redes vieram após o direitista José Antonio Kast vencer as eleições presidenciais no Chile, nesse domingo (14/12).

Imagens postadas por Milei representam a América do Sul dividido em duas partes: na primeira, Brasil, Uruguai, Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa e Colômbia, são retratados como uma grande favela. Em contraposição, a Argentina (além de Chile, Paraguai, Equador, Bolívia e Peru) estão na parte futurista e desenvolvida do mapa. Veja:

No outro post de Milei, novamente a América do Sul está dividida em duas, agora por cores: a favela dá lugar à cor vermelha, relacionada na legenda à ideologia política de esquerda “que retrocede”, e a área desenvolvida vira a direita azul, onde a “liberdade avança”.

Continente dividido

De fato, o continente está dividido. Com a eleição de Kast no Chile, dos 12 países, são seis governos para cada diretriz política.

Políticos brasileiros representantes da direita também celebraram a vitória do conservador Kast sobre a comunista Jeannette Jara. O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reconheceu a vitória do chileno e o cumprimentou.

José Antonio Kast tomará posse como presidente do Chile apenas em março de 2026.

Artigo anteriorMoraes manda MJ formalizar pedido de extradição de Ramagem dos EUA
Próximo artigoJustiça solta vereador Rosinaldo Bual, mas mantém afastamento da Câmara e tornozeleira eletrônica