Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a saída de Celso Sabino do Ministério do Turismo do governo. O União Brasil, antigo partido do ministro, pediu a exoneração e indicou Gustavo Feliciano, filho do deputado federal Damião Feliciano (União-PB), para assumir a vaga.

A informação foi dada pela Folha de S.Paulo e confirmada pelo Metrópoles. Em dezembro, o União Brasil decidiu expulsar o ministro após ele contrariar a decisão da sigla de romper com o governo e permanecer no cargo.

Na época, Sabino chegou a entregar a carta de demissão, mas conseguiu se segurar na cadeira até a Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA), berço político do ministro.

A Comissão Executiva do partido, então, decidiu desligá-lo das fileiras da sigla. Após a expulsão, o ministro do Turismo classificou a medida como “equivocada” e “injusta”.

“Eu saio hoje do União Brasil com a minha cabeça erguida, porque saio com a minha ficha limpa, saio sem trazer comigo nenhuma mácula. Estou saindo do partido porque trabalhei pelo Brasil, pelo turismo, não me curvei e tive a coragem de enfrentar partidos políticos quando quiseram me obrigar a fazer o que eu não concordei”, disse Sabino na ocasião.

Artigo anteriorMunicípios do interior do Amazonas já têm relatores definidos no TCE-AM para o biênio 2026–2027
Próximo artigoAplicativo do Nubank fora do ar? Usuários reclamam de instabilidade