
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio das Delegacias Especializadas de Polícia (DEP) de Parintins e Itacoatiara, realizou a prisão de Vilken Melo Pereira, de 29 anos, na última quarta-feira (24/12). O infrator era alvo de mandados de prisão pelos crimes de homicídio qualificado e estupro de vulnerável.
De acordo com a delegada Marna de Miranda, Vilken já possuía uma sentença condenatória de 11 anos de reclusão por um homicídio cometido em 2021, na comunidade Zé Açú, zona rural de Parintins.
Novos crimes e fuga
Além da condenação anterior, o homem passou a ser investigado por um novo crime brutal ocorrido recentemente. “Em dezembro de 2024, ele abusou sexualmente de uma criança em uma comunidade rural”, explicou a delegada. Diante da gravidade, a Justiça decretou um novo mandado de prisão preventiva pelo crime de estupro de vulnerável.
Desde a expedição das ordens judiciais, o criminoso era considerado foragido da Justiça, buscando evitar o cumprimento de sua pena e a nova responsabilização criminal.
Captura e procedimentos
A prisão foi possível após um trabalho de inteligência que identificou o paradeiro do suspeito no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus). A ação contou com o suporte estratégico do Departamento de Polícia do Interior (DPI) e da delegacia local para efetuar o cerco e a captura.
Após a detenção, Vilken Melo Pereira foi encaminhado para os procedimentos cabíveis. Ele passará por audiência de custódia e será transferido ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário para cumprir sua pena e responder pelas novas acusações.







