Reprodução/Instagram/@egyptnt

Mohamed Salah converteu um pênalti e o Egito derrotou a África do Sul por 1 a 0, nesta sexta (26), em confronto do Grupo B da Copa Africana de Nações.

A seleção se tornou a primeira a garantir uma vaga na fase de mata-mata do torneio, mesmo estando com um a menos desde o final do primeiro tempo, quando o lateral-direito Mohamed Hany foi expulso por uma pisada violenta em um adversário.

O Egito somou seis pontos nos dois primeiros jogos e conseguiu a classificação com uma rodada de antecedência. A África do Sul tem três pontos em duas partidas, enquanto Zimbábue e Angola têm um ponto cada após empatarem em 1 a 1 mais cedo nesta sexta.

Salah sofreu o pênalti aos 45 minutos, após ser atingido no rosto pelo defensor sul-africano Khuliso Mudau durante uma disputa de bola dentro da área. Ele cobrou bem para fazer seu segundo gol na CAN.

Mas apenas dois minutos depois Habny foi expulso, dificultando a vida do Egito, que sofreu com o ataque sul-africano na segunda etapa, incluindo um “quase” pênalti por toque de mão, que não foi marcado após uma longa checagem do VAR.

A África do Sul reclamou da decisão, especialmente depois que o árbitro Pacifique Ndabihawenimana foi chamado para rever o lance no monitor à beira do campo.

No final das contas, a equipe não conseguiu finalizar com qualidade para transformar a dominância em gol. Após aguentar a pressão, o goleiro do Egito, Mohamed El-Shenawy, foi eleito o homem do jogo.

Estatísticas do jogo

A África do Sul teve 17 finalizações apenas no segundo tempo, mas muitas foram longe do gol.

Salah converteu a penalidade, marcando seu 65º gol pela seleção e o segundo no torneio disputado no Marrocos.

Mas o Egito ficou com 10 jogadores nos acréscimos do primeiro tempo, quando Hany pisou no pé de Teboho Mokoena e recebeu o segundo cartão amarelo, obrigando sua equipe a disputar todo o segundo tempo em desvantagem numérica.

Um chute de Mudau exigiu uma boa defesa de El Shenawy, enquanto a África do Sul pressionava no campo adversário em busca do empate.

Um desvio de Lyle Foster deixou Aubrey Modiba em boa posição a cerca de sete metros do gol, mas El Shenawy defendeu novamente, e a África do Sul saiu de campo lamentando uma derrota frustrante, sua primeira em uma competição oficial. sob o comando de Hugo Broos, em quase dois anos.

Com informações de CNN Brasil.

Artigo anteriorCGU toma medidas contra auditor flagrado agredindo mulher e criança
Próximo artigoCondenado pelo STF, ex-diretor da PRF Silvinei Vasques é preso no Paraguai