
A Prefeitura de Manaus vai dar um novo passo no controle e na organização do trânsito da capital com a ampliação da fiscalização eletrônica em pontos estratégicos da cidade. A partir de 1º de fevereiro, entram em funcionamento novos equipamentos capazes de reforçar a segurança viária, entre eles uma tecnologia inédita em Manaus: os detectores de eixo, voltados especificamente para o monitoramento de veículos pesados.
A iniciativa é coordenada pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana e tem como foco reduzir riscos de acidentes, melhorar o fluxo viário e coibir irregularidades cometidas por caminhões e ônibus que circulam em áreas com restrições. Após um período de testes e ajustes técnicos, os novos dispositivos passam a integrar de forma definitiva o sistema de fiscalização da cidade.
Segundo o diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, o uso da nova tecnologia amplia a capacidade de atuação do órgão. “O monitoramento de veículos de grande porte permite ações mais precisas, especialmente em vias movimentadas. É uma medida preventiva, pensada para salvar vidas e tornar o trânsito mais seguro”, afirmou.
Tecnologia inédita no controle de tráfego
Os detectores de eixo conseguem identificar o tipo e o porte dos veículos que transitam pelas vias, diferenciando automóveis comuns de caminhões e carretas. Com isso, o sistema passa a fiscalizar de forma mais eficaz o tráfego pesado em corredores urbanos, locais onde esse tipo de veículo representa maior risco de acidentes e danos à infraestrutura viária.
Mais radares e lombadas eletrônicas
Além dos detectores de eixo, o pacote de modernização prevê a instalação de 15 novos pontos de fiscalização de avanço de sinal vermelho, sete controladores de velocidade de 60 km/h e duas lombadas eletrônicas de 40 km/h, distribuídos em avenidas com grande fluxo e histórico de ocorrências.
Atualmente, Manaus conta com 27 radares em operação. Com a ampliação, o sistema municipal de fiscalização eletrônica se torna mais abrangente, reforçando as ações de prevenção de acidentes, respeito às regras de trânsito e proteção de pedestres.
Onde os novos equipamentos serão instalados
Os novos dispositivos serão distribuídos em importantes corredores viários da cidade, como as avenidas Djalma Batista, Constantino Nery, Ephigênio Salles, Pedro Teixeira, Avenida do Turismo, Leonardo Malcher, General Rodrigo Otávio Ramos e Max Teixeira, além de cruzamentos estratégicos em bairros como Centro, Chapada, Dom Pedro, Ponta Negra, Cidade Nova, Cachoeirinha, Compensa e Flores.
A expectativa do IMMU é que, com a combinação de tecnologia, fiscalização e educação no trânsito, haja redução significativa de infrações e acidentes, promovendo um ambiente viário mais seguro e organizado para motoristas, passageiros e pedestres.







