
A Copa Africana de Nações (CAN), disputada no Marrocos, entrou na fase decisiva. As oitavas de final, realizadas entre 3 e 6 de janeiro, definiram os oito times que avançaram às quartas. Nesta terça-feira (6/1), Argélia e Costa do Marfim se juntaram aos outros seis classificados.
Resultados das oitavas de final
Senegal 3 x 1 Sudão | Os Leões de Teranga, vencedores em 2021, abriram o mata-mata com autoridade. Apesar de saírem atrás no placar, viraram o jogo com gols de seus atacantes principais e mantiveram a invencibilidade no torneio.
Mali 1 x 1 Tunísia (3-2 nos pênaltis) | Um dos jogos mais tensos das oitavas. Mali jogou grande parte da partida com um jogador a menos, mas mostrou resiliência para levar aos pênaltis e avançar, eliminando uma Tunísia que buscava recuperar o brilho de edições passadas.
Marrocos 1 x 0 Tanzânia| Os anfitriões sofreram mais do que o esperado diante de uma Tanzânia organizada e histórica, que chegou pela primeira vez às oitavas. O gol da vitória veio dos pés de Brahim Díaz, do Real Madrid, em um lance individual brilhante no segundo tempo.
Camarões 2 x 1 África do Sul | Jogo dramático. Os Leões Indomáveis, pentacampeões africanos, confirmaram o favoritismo nos minutos finais, em uma partida marcada por intensidade física e chances perdidas de ambos os lados.
Egito 3 x 1 Benin (prorrogação) | Os Faraós, recordistas com sete títulos, precisaram da prorrogação para superar uma resistente Benin. Mohamed Salah, estrela do Liverpool, decidiu com um gol nos acréscimos, mantendo vivo o sonho do oitavo caneco.
Nigéria 4 x 0 Moçambique | As Super Águias deram show. Com campanha perfeita na fase de grupos (três vitórias), a seleção goleou Moçambique, que fazia história ao chegar às oitavas pela primeira vez, com destaque para Victor Osimhen, autor de dois gols.
Argélia 1 x 0 RD Congo | A Argélia, outra equipe com 100% de aproveitamento na fase de grupos, enfrentou a RD Congo em duelo equilibrado e levou a melhor por 1 x 0.
Costa do Marfim 3 x 0 Burkina Faso | Os Elefantes buscaram avançar para conquistar o bicampeonato contra Burkina Faso, que perdeu por 3 x 0.
Com informações de Metrópoles.







