Inicialmente, porém, os policiais militares estavam atrás de um homem, que, após denúncias, estaria exibindo uma arma de fogo longa em via pública. Ao perceber a aproximação da viatura, o indivíduo rapidamente fugiu para o interior de uma residência e escapou pelos fundos do imóvel.
Durante as diligências no local, as equipes localizaram uma espingarda calibre 12 e três munições do mesmo calibre escondidas sob uma cama, além de quatro granadas com marcas e numerações ilegíveis enterradas no quintal da residência. Também foi encontrado um vaso com pé de maconha, bem como porções de maconha e cocaína, uma balança de precisão e seis aparelhos celulares.
A dona da casa foi presa em flagrante e responderá por porte ilegal de arma de fogo e posse de drogas para uso pessoal. Outras duas pessoas que se encontravam na residência também foram detidas.
A ação ocorreu no contexto da Operação Madeira Mamoré, integrada pela Polícia Federal, Polícia Militar de Rondônia, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional, e que visa a repressão integrada de crimes transnacionais e transfronteiriços no noroeste de Rondônia.